5 bancos que usam chatbots para atendimento ao cliente

16 de agosto de 2017

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Nós estamos vivendo uma nova era, que pode ser tanto a do chatbot quanto a do marketing relacionado ao chatbot. Para quem ainda não ouviu falar – se é que isso é possível – os chatbot são softwares capazes de conversar com uma pessoa. Eles são ativados por voz ou texto e respondem com informações relevantes. Os bots podem variar de acordo com o nível de integração da inteligência artificial, o que permite que as marcas façam mais pelo consumidor do que apenas responder com lógica básica. Teoricamente, os chatbots são melhores do que softwares comuns de chat, que normalmente passam a sensação de uma conversa unilateral. Esta versão mais sofisticada vai além de manter uma conversa – ela realiza tarefas que ajudam o usuário.

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A maioria dos consumidores tem expectativas muito baixas em relação a serviços do tipo oferecidos por bancos, pois normalmente eles são péssimos. Muitas transações assim terminam com o cliente tendo que acessar o SAC de qualquer maneira, o que não é uma experiência considerada boa.

Dito isto, é bom lembrar que muitas empresas atualmente estão adicionando a inteligência artificial a sua estratégia, particularmente em segmentos como o dos bancos. A cada dia que passa, mais startups de tecnologia estão criando chatbots com capacidade para ajudar os clientes a administrarem seu dinheiro, a exemplo dos que já existem hoje no Reino Unido (Plum, Chip e Cleo).

O banco francês Societe Generale está desenvolvendo, em sua unidade da Romênia, chatbots que poderiam responder a perguntas sobre fundos de investimento. A startup de transferências de dinheiro TransferWise, por sua vez, lançou um chatbot que permite que clientes enviem dinheiro a amigos e familiares internacionalmente por meio do Facebook Messenger. As marcas estão criando chatbots em suas redes sociais, além de versões da ferramenta nos sites e aplicativos móveis.

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Os chatbots têm muito potencial, especialmente para o futuro dos serviços financeiros. A inteligência artificial pode trazer muitos benefícios a consumidores que gostariam de melhores experiências.

Veja, na galeria de fotos, cinco exemplos recentes de chatbots implementados no segmento bancário:

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