6 segredos de empreendedores para ter clientes mais fiéis

A experiência da primeira compra é essencial para que os consumidores voltem

Redação

Um consumidor que compra uma única vez é uma oportunidade desperdiçada. Mas, como evitar que isso aconteça? É importante que, desde o começo, o dono do negócio mostre, para cada cliente, a importância que ele tem para a empresa. Seja por meio de um tratamento diferenciado, de regalias ou da qualidade do produto/serviço oferecido, os consumidores precisam sentir que valerá a pena comprar novamente.

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Veja, na galeria de fotos, 6 segredos de empreendedores bem-sucedidos para fazer com que seus clientes comprem novamente do seu negócio:

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    1. Trate-os bem

    Leo Kramer, cofundador do restaurante mexicano Dos Toros, afirma que os funcionários do estabelecimento reconhecem seus clientes regulares, nem que seja com um simples “bem-vindo de volta”. Segundo ele, as pessoas gostam de sentir que estão sendo notadas e que são importantes. “Nós também estimulamos os integrantes da nossa equipe para oferecerem um pouco de guacamole extra ou uma porção gratuita de chips para agradar determinado cliente. É mais divertido se parecer um ato aleatório de gentileza.”

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    2. Antecipe suas necessidades

    Jacqueline Kotts, proprietária da Mrs. John L. Strong, empresa de luxo de papéis customizados, conta que trabalha com artigos personalizados de papelaria que usam moldes e chapas metálicas gravadas especificamente para clientes exclusivos. “Nós catalogamos, armazenamos e nossa equipe de vendas é proativa em relação a novas encomendas”, diz. Ela exemplifica que, se um cliente trabalha com arrecadação de fundos e manda muitos agradecimentos, por exemplo, a empresa manda lembretes avisando que está na hora de repor o estoque.

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    3. Conheça a história deles

    Para Leon Shaw, fundador da empresa Audio Advice, especializada em tecnologias de som, um único produto é apenas o começo de um sistema acústico completo. “Somos uma loja que monta eletrônicos para nossos consumidores. No site da empresa, disponibilizamos um quiz rápido, com apenas seis perguntas, para conhecer suas preferências. Com isso na base de dados, um algoritmo apropriado recomenda os produtos.” Segundo o empreendedor, saber o que eles já possuem e no que estão interessados ajuda a gerar fidelidade.

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    4. Dê presentes

    Helen Ficalora, designer de joias, conta que sua empresa possui um programa de indicação que inclui um desconto especial para ambas as partes – o comprador original e o indicado. “E ainda oferecemos um presente em compras feitas em datas comemorativas, como o dia das mães. Isso faz com que os consumidores voltem e atrai alguns clientes novos também”, afirma ela.

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    5. Aprenda que mais é mais

    Jean Baik, fundadora do ShopMissA.com, site de cosméticos que vende seus produtos por apenas US$ 1, afirma que graças ao preço baixo os clientes sempre voltam. Entretanto, ela enfatiza que o site consegue este retorno por adicionar mais de 100 novos produtos toda semana e promover, constantemente, novidades no Instagram, assim como indicar itens populares que voltaram a ser vendidos. “Ter uma grande variedade é o que mantém as compras girando.”

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    6. Ajude os clientes a não se esquecerem

    Segundo John Tabis, fundador da floricultura The Bouqs Company, ele e sua empresa representam mais do que ‘flores baratas’. “Oferecemos assinaturas, que introduzem o conceito de entregas automáticas – semanais, mensais ou trimestrais -, mas também permitimos que as pessoas usem o serviço para encomendas promocionais em datas recorrentes específicas, como aniversários ou ocasiões especiais.”

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1. Trate-os bem

Leo Kramer, cofundador do restaurante mexicano Dos Toros, afirma que os funcionários do estabelecimento reconhecem seus clientes regulares, nem que seja com um simples “bem-vindo de volta”. Segundo ele, as pessoas gostam de sentir que estão sendo notadas e que são importantes. “Nós também estimulamos os integrantes da nossa equipe para oferecerem um pouco de guacamole extra ou uma porção gratuita de chips para agradar determinado cliente. É mais divertido se parecer um ato aleatório de gentileza.”

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