LEIA MAIS: UE vai investigar fusão de US$ 54 bi entre Luxottica e Essilor
FORBES BRASIL: O que significa luxo para a Safilo?
Quais são esses segmentos?
Estabelecemos cinco grandes segmentos: Atelier, Fashion Luxury, Contemporary Fashion & Lifestyle, Mass/Cool e Sport & Outdor. O maior em volume e crescimento é o Mass/Cool, que engloba as marcas Polaroid e Havaianas, focadas no consumidor que está entrando nas marcas ou aquele que consome um pouco de tudo. Isso também tem a ver com o custo-benefício, um ponto muito importante nos dias de hoje. Não que tenham parado de consumir o que é caro, mas há uma mistura de estilos. A procura no segmento Atelier (o mais premium, a haute-couture dos óculos), que abrange Elie Saab e Oxydo, também é interessante, mas aí são volumes bem menores devido aos valores altos e a uma distribuição muito seletiva.
Como está esse mercado?
Quais são os efeitos da recente saída da Gucci?
O Plano 2020 – que foi colocado em prática em 2014 – já previa a saída da Gucci. Lá atrás olhei o portfólio e vi que nós estávamos dependentes de dois grupos, o Kering e o LVMH. A saída está sendo digerida agora, por isso o ano está sendo difícil. Era uma licença grande e que durou 20 anos. A Gucci foi um hóspede, e nós os tornamos a maior marca de óculos do mundo. O plano é superar essa lacuna em dois ou três anos. Ao mesmo tempo, acredito que isso nos fez bem, pois nos forçou a pensar em quem nós somos. Descobrimos que nossos clientes não são fiéis à marca Gucci, e sim à Safilo.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).