O que alguns dos maiores líderes do país leem

15 de novembro de 2017

FORBES perguntou a alguns gigantes do mundo corporativo brasileiro o que eles estão lendo (ou acabaram de ler) e que livros eles consideram inspiradores para a vida e principalmente para os negócios.

LEIA MAIS: 6 livros para entender o mindfulness

“Acabei de ler Na Minha Pele, de Lázaro Ramos, e estou lendo Raiz de um Negro Brasileiro, de Oswaldo de Camargo, e Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina de Jesus”, diz Theo Van der Loo, CEO da Bayer Brasil e um dos maiores defensores da igualdade racial no Brasil (todos esses autores são negros). Sobre obras inspiradoras, ele cita O Homem em Busca de um Sentido, de Viktor Frankl (que desenvolveu o método da logoterapia quando era prisioneiro em Auschwitz), a biografia de Steve Jobs e A Estrada do Futuro, de Bill Gates.

Fabio Schvartsman, presidente da Vale, disse que estava lendo o best-seller Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, do israelense Yuval Noah Harari, e indicou também a leitura de A Marca da Vitória – A Autobiografia do Criador da Nike, de Phil Knight.

O último livro que Rachel Maia, CEO da Pandora no Brasil, afirma ter devorado foi Great by Choice (Vencedoras por Opção, no Brasil), de Jim Collins e Morten Hansen. Baseados em nove anos de pesquisas, os autores enumeram os princípios para a construção de uma grande empresa em tempos imprevisíveis. Rachel recomenda também a leitura de Pipeline de Liderança – O Desenvolvimento de Líderes como Diferencial Competitivo, de Ram Charan; Touch Points – Criando Conexões Poderosas a Cada Momento, de Douglas Conant e Mette Norgaard; e A Estratégia das 3 Caixas – Um Modelo para Fazer a Inovação Acontecer, de Vijay Govindarajan.

“Estou lendo Arte em Questões, de Isabel Marques e Fábio Brazil”, diz Fabio Luchetti, CEO da Porto Seguro. “Esse livro coloca em reflexão as dificuldades que levaram e levam a arte a ser tão negligenciada no nosso ensino básico e fundamental, e os impactos disso na vida adulta e na sociedade”, analisa. Ele considera inspiradores Nascimento da era Caórdica, de Dee Hock (fundador da Visa), O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, e Previsivelmente Irracional, de Dan Ariely. “O primeiro mostra uma forma de gerir os negócios inspirada pelas leis da natureza. O segundo traça um panorama sobre a filosofia de forma leve e lúdica. E o terceiro é sensacional para quem trabalha com vendas.”

VEJA TAMBÉM: Conheça os livros que 15 CEOs bem-sucedidos estão lendo

E o que estaria atraindo a atenção do guru Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da Península e da BRF e um dos empresários mais admirados do país? Ele conta que acabou de ler Um Lugar Chamado Liberdade, de Ken Follett. “Follett mistura história e ficção de um jeito instigante. É meu autor favorito”, revela. O livro conta a história de um mineiro escocês que abandona sua vida de quase escravidão e foge para os Estados Unidos no século 18.

A exemplo de Raquel Maia, Diniz também indica Great by Choice. “Esse livro mostra que somos o que escolhemos ser na vida, que é preciso decidir ser vitorioso, correr atrás e lutar para conquistar seus objetivos.” Outra sugestão valiosa do empresário: Empresas Feitas para Vencer. “Para mim, esse é o melhor livro do Jim Collins. Ele define como são as empresas e o que elas fazem para manter uma boa performance por muito tempo. O autor mostra que a empresa precisa deixar de ser boa para se tornar excelente.” Última dica: Como Chegar ao Sim com Você Mesmo. “William Ury é um mestre de negociações de Harvard e um grande escritor. Nesse excelente livro, ele conta que, para convencer a pessoa com quem você está negociando, é necessário antes convencer a si mesmo do que você realmente quer. Para isso é preciso desistir de algumas coisas que não são tão importantes como você pensava”, analisa o 11º homem mais rico do Brasil.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Tomas Arthuzzi
Divulgação

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).