Toyota eleva previsão para lucro anual, apesar de vendas menores

7 de novembro de 2017
Getty Images

A Toyota prevê um lucro operacional de US$ 17,54 bilhões no ano (Getty Images)

A Toyota Motor elevou em 8% a estimativa do lucro operacional anual em meio à expectativa de um iene mais fraco, mas sinalizou perspectiva mais desfavorável para os negócios nos Estados Unidos, seu maior mercado, onde as vendas trimestrais caíram para o nível mais baixo em quase três anos.

LEIA MAIS: Toyota testará carro falante e autônomo até 2020

A Toyota agora prevê um lucro operacional de 2 trilhões de ienes (US$ 17,54 bilhões) no ano, acima da estimativa anterior de 1,85 trilhão de ienes, com base em uma previsão revisada de que a moeda japonesa ficará no patamar de cerca de 111 ienes para o dólar americano.

A previsão de lucro atualizada fica em linha com o lucro operacional do ano passado, de 1,99 trilhão de ienes, e também com as estimativas de analistas, de lucro de 2,04 trilhões de ienes.

A maior montadora do Japão anunciou nesta terça-feira (7) crescimento de 10% no lucro operacional do 2º trimestre, superando expectativas de analistas, à medida que um impacto cambial positivo e cortes de custos compensaram vendas menores no Japão e na América do Norte.

O lucro operacional ficou em 522,2 bilhões de ienes, superior aos 474,6 bilhões de ienes no mesmo período do ano anterior e acima dos 515,3 bilhões de ienes previstos por 11 analistas entrevistados pela Thomson Reuters I/B/E/S.

Entre julho e setembro, a montadora vendeu cerca de 672 mil veículos na América do Norte, seu maior mercado, contra cerca de 684 mil há um ano.