A diferença de pagamento entre gêneros no futebol

5 de dezembro de 2017

Getty Images

A seleção feminina norte-americana de futebol tem conquistado um sucesso considerável nos últimos anos. Apesar de arrecadar mais dinheiro do que o time nacional masculino, as atletas ainda são remuneradas quatro vezes menos do que os jogadores. O fato levou a medalhista olímpica Hope Solo a tomar medidas legais contra a Federação de Futebol dos Estados Unidos pela discriminação nos pagamentos. Ao lado de suas colegas de time, ela promoveu uma ação judicial em abril do ano passado que ainda está em andamento. Será difícil para Hope acabar com a diferença de salário em um esporte onde a desigualdade de gêneros é ultrajante. Esse enorme contraste pode ser visto em um novo relatório divulgado pela Sporting Intelligence, que revelou que o jogador brasileiro Neymar ganha um salário maior do que a soma das jogadoras das sete principais ligas femininas de futebol juntas.

LEIA MAIS: 30 celebridades mais bem pagas abaixo dos 30 anos

Neymar fez uma lucrativa troca do Barcelona para o PSG este ano que vai lhe garantir US$ 43,8 milhões na temporada de 2017-2018 apenas pelo contrato. Isso não inclui os milhões que ele provavelmente ganhará por meio de acordos comerciais e patrocínios. O valor é mais ou menos o mesmo que os ganhos combinados das 1.693 jogadoras que fazem parte das ligas de futebol da França, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Suécia, Austrália e México.

Veja, a seguir, quanto ganharam de salário anual em 2017 as atletas (juntas) das principais ligas de futebol do mundo:

Reprodução / Site Oficial
Reprodução / Site Oficial
Reprodução / Site Oficial
Reprodução / Site Oficial
Reprodução / Facebook
Reprodução / Site Oficial
Reprodução / Site Oficial
Getty Images
Reprodução / Facebook

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).