5 exemplos práticos de como o blockchain será usado em 2018

23 de janeiro de 2018

O potencial da tecnologia blockchain de transformar quase todas as indústrias não deve ser ignorado, apesar de ainda haver muitos desafios a serem superados antes de podermos presenciar seu grande impacto.

LEIA MAIS: Dubai irá se tornar o primeiro governo movido por blockchain

Líderes da maiores instituições financeiras, onde a segurança é primordial e as mudanças muitas vezes são alvo de resistência, enxergam tantas possibilidades no blockchain que estão dispostos a investir milhões em recursos para aprender como implementar a tecnologia da melhor forma. E eles não são os únicos: qualquer empreendedor com propriedade digital valiosa, desde contatos a contratos que precisa proteger, pode encontrar uma causa legítima para utilização do blockchain.

Os blockchains, sejam públicos ou privados, consistem em livros de registros em tempo real armazenados de uma forma distribuída, ponto a ponto, independente de qualquer autoridade central. Uma vez que cada registro é criptografado e marcado com horário, somente os usuários podem acessar e editar o bloco que “possuem” por meio de uma chave privada, o que torna a tecnologia muito segura. Cada bloco está vinculado ao anterior e ao posterior, e sempre que uma mudança é feita, toda a cadeia é atualizada. O blockchain ajuda a proteger e a agilizar as transações de forma eficiente sem exigir intermediários para gerenciar o processo. A tecnologia é revolucionária em termos de manutenção de registros e pode acompanhar e documentar todas as alterações em uma transação.

A novidade tem potencial para mudar muitos dos sistemas com os quais lidamos diariamente. Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 exemplos de como o blockchain será usado em 2018:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)