Bovespa começa 2018 em alta de mais de 1%

2 de janeiro de 2018

O indicador dava continuidade ao movimento observado no ano passado, quando se valorizou 26,85% (iStock)

O principal índice de ações da Bolsa paulista subia mais de 1 por cento no primeiro pregão do ano, acompanhando o exterior e mantendo a alta registrada em 2017, enquanto os investidores digeriam um conjunto de notícias mais positivas tanto do lado corporativo quanto macroeconômico.

LEIA TAMBÉM: Ações da Bolsa de Valores norte-americana sobem após posse de Trump

No começo da tarde, às 12h49, o Ibovespa subia 1,49%, a 77.538 pontos. O giro financeiro somava 2,37 bilhões de reais.

O indicador dava continuidade ao movimento observado no ano passado, quando se valorizou 26,85% com uma percepção mais favorável quanto ao desempenho da economia brasileira em meio às articulações para aprovação de reformas consideradas essenciais para colocar as contas públicas em ordem.

Entre os destaques, a pesquisa Focus divulgada hoje (2) pelo Banco Central sinalizou que economistas esperam uma expansão de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2018, um avanço de 0,02 ponto percentual ante a previsão da semana anterior.

“De fato, existe um sentimento positivo, apesar das volatilidades que aparecerão neste ano eleitoral”, escreveu o analista Vitor Suzaki, da Lerosa Investimentos, em relatório distribuído aos clientes.

Segundo ele, o recesso do Congresso Nacional retirou pressão sobre as negociações, embora o foco neste início de ano ainda seja a reforma da Previdência. Além disso, a possibilidade de rebaixamento do rating soberano do Brasil pela agência de classificação de risco S&P não se materializou no fim do ano, diminuindo um pouco a cautela que predominava nas últimas sessões de 2017, afirmou o analista.

VEJA MAIS: PagSeguro apresenta pedido de IPO na bolsa de Nova York

No exterior, o cenário favorecia a tomada de risco, com bons indicadores que mostram uma atividade industrial mais forte que a esperada na China e avanço em preços de algumas commodities, acrescentaram operadores.

O dia também foi marcado pela estreia da nova carteira do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2018, com inclusão de cinco novas ações: Sanepar unit, Via Varejo unit, Fleury, Iguatemi e Magazine Luiza.