Toyota e Mazda anunciam fábrica no Alabama

14 de janeiro de 2018

A fábrica tem inauguração prevista para 2021 (Getty Images)

A Toyota e a Mazda anunciaram nos últimos dias que vão construir uma nova fábrica em Huntsville, Alabama, que consumirá investimentos de US$ 1,6 bilhão, informou a Reuters, sem mencionar fontes.

LEIA TAMBÉM: Os 20 carros mais populares do mundo em 2017

O projeto será uma grande vitória para o presidente Donald Trump, que vinha criticando as montadoras por não produzirem o suficiente nos Estados Unidos e ameaçou cobrar tarifas mais altas de veículos importados.

Apesar de Trump ter se vangloriado por trazer os empregos na manufatura de volta para o país, muitas das decisões dos fabricantes já estavam em andamento antes que ele se manifestasse. Essa é a primeira construção nova do ramo desde as eleições presidenciais.

A fábrica, que tem inauguração prevista para 2021, empregará até 4 mil pessoas e terá capacidade para produzir cerca de 300 mil veículos por ano. A Toyota já possui uma unidade fabril no Alabama, estado norte-americano que também abriga Mercedes-Benz, Honda e Hyundai, além de uma grande cadeia de fornecedores automotivos.

No clima político atual, ter uma indústria nos EUA é crítico para a Mazda, que parou de produzir carros no país em 2012. Todos os veículos da empresa são importados do México ou do Japão, tornando a companhia vulnerável para mudanças de Trump na política comercial. Na fábrica do Alabama, a Mazda pretende produzir SUVs, enquanto a Toyota fará os Corollas.

VEJA MAIS: Startup Aurora faz parceria com Volkswagen e Hyundai para carros autônomos

A construção faz parte da expansão de uma aliança anunciada pelas fabricantes japonesas em agosto do ano passado. Cada uma delas adquiriu 5% da outra e ambas prometeram trabalhar juntas em projetos de veículos elétricos, tecnologia de carros conectados e ferramentas de segurança avançada. A parceria entre as duas montadoras começou em 2015.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br)