Amazon adquiriu tecnologia de fabricante de câmeras

12 de fevereiro de 2018
iStock

Aquisição da Blink pode fazer parte da estratégia da rede varejista de oferecer aos clientes fechaduras inteligentes. (iStock)

A Amazon pagou cerca de US$ 90 milhões para comprar a fabricante das câmeras de segurança residencial Blink no final do ano passado, uma aposta secreta nos chips de baixo consumo de energia da startup, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters.

LEIA MAIS: 6 tendências em marketing digital em 2018

A lógica e o valor do acordo, até então desconhecidos, sublinham como a Amazon pretende fazer mais do que vender uma câmera popular, como os analistas pensavam. A varejista da internet está explorando chips exclusivos da Blink que podem reduzir os gastos de produção e aumentar a vida das baterias de outros dispositivos, começando por sua Cloud Cam e podendo se estender para sua família de alto-falantes Echo, disse uma das fontes.

A Amazon vê seus dispositivos de uso doméstico como algo essencial para aprofundar o relacionamento com compradores. A câmera Cloud Cam e os alto-falantes Echo precisam, atualmente, de uma fonte ligada à tomada para funcionar. A Blink, que afirma que suas câmeras funcionam durante dois anos com um simples par de pilhas de lítio pequenas, poderia mudar isso.

A Amazon não quis comentar os termos ou a estratégia da aquisição. Até agora o negócio atraiu pouca atenção. A fabricante das câmeras anunciou sua venda para a empresa de Jeff Bezos com poucos detalhes em 21 de dezembro.

Analistas veem a Blink como parte da estratégia da rede varejista para o Amazon Key, novo programa por meio do qual os clientes podem instalar uma fechadura inteligente e uma câmera de segurança para que entregadores possam deixar encomendas em suas casas em sua ausência.

VEJA TAMBÉM: 15 países com as maiores jornadas de trabalho

A Amazon também vê oportunidade no mercado de câmeras de segurança à medida que a tecnologia de casas inteligentes se expande. Mas a Blink não era simplesmente uma empresa de câmeras. Sua proprietária, a pouco conhecida Immedia Semiconductor, foi criada em Massachusetts por veteranos da indústria do chip. Seu diretor-executivo, Peter Besen, e dois de seus cofundadores saíram da Sand Video, que no início dos anos 2000 projetou chips que decodificaram um padrão de vídeo novo e melhor.