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A mudança pode indicar aumento na importância do comércio eletrônico para uma companhia que nos últimos meses obteve forte crescimento apoiado em negócios de atacarejo, uma vez que o país começa a deixar para trás uma recessão de dois anos.
As mudanças no grupo vão ocorrer em 26 de abril e para o lugar de Estermann na Via Varejo, o grupo indicou o executivo Flávio Dias, que hoje comanda a unidade de negócios online da rede de móveis e eletrodomésticos.
Iabrudi é presidente-executivo do GPA desde 2014, assumindo depois que o grupo francês Casino consolidou o controle sobre a companhia. Sob sua gestão, e em meio à crise econômica do país, o GPA focou seus negócios na abertura de lojas de atacarejo da bandeira Assaí e, mais recentemente, começou a implementar integração de lojas físicas com comércio eletrônico.
Além de ser co-vice-presidente do GPA, ao lado de Arnaud Strasser, Iabrudi presidirá o conselho de administração da Via Varejo, companhia colocada à venda pelo GPA no final de 2016.
As mudanças foram anunciadas pouco antes do GPA anunciar lucro líquido de R$ 408 milhões no quarto trimestre, ante resultado negativo de R$ 29 milhões sofrido um ano antes.
Em termos ajustados, e considerando apenas operações continuadas, o lucro líquido do GPA atribuível a acionistas controladores foi de R$ 159 milhões, queda de 18,4% sobre o quarto trimestre de 2016.
Mas a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) disparou 62% na comparação anual, para R$ 756 milhões. Em termos ajustados, o Ebitda subiu 28%, a R$ 931 milhões.
O grupo previu que a margem Ebitda do Assaí vai subir 0,2% a 0,3% este ano sobre os 5% de margem ajustada de 2017. No multivarejo a expectativa é de expansão da margem de 0,5% a 0,6%.
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Além disso, a empresa espera acelerar monetização de estoque de créditos tributários em 2018, o que permitirá entre outros fatores “estornar integral ou parcialmente a provisão de R$ 369 milhões realizada no Assaí no segundo trimestre de 2017”, se o GPA conseguir “implementar planos de monetização acima do ritmo atual”.