Danone promete acelerar crescimento de lucro em 2018

16 de fevereiro de 2018
Getty Images

A Danone informou que buscará um crescimento de dois dígitos no lucro por ação em 2018 (Getty Images)

O grupo alimentício Danone informou hoje (16) que vai acelerar o crescimento das vendas neste ano e entregar uma alta maior no lucro, conforme busca responder à pressão dos investidores.

LEIA MAIS: Justiça brasileira suspende venda de Itambé para francesa Lactalis

A Danone reportou lucro ligeiramente acima do esperado em 2017, com sólida demanda por produtos alimentícios para bebês e águas na China mais que compensando a fraqueza nas vendas de lácteos.

As ações da maior fabricante de iogurtes do mundo subiam cerca de 1,8%, superando o desempenho do principal índice acionário da França. Os papéis acumulam queda de 7% até agora em 2018, anulando quase metade dos ganhos do ano passado.

A Danone, cujas marcas incluem a água Evian, os iogurtes Activia e a marca para bebês Bledina, informou que buscará um crescimento de dois dígitos no lucro por ação em 2018, excluindo o impacto da venda de uma fatia na japonesa Yakult por US$ 1,9 bilhão anunciada nesta semana.

A empresa, assim como rivais como a Nestlé e a Unilever, está sob pressão de investidores para melhorar os resultados e precisa entregar metas para margem de lucro e crescimento de vendas estipuladas para 2020 no ano passado.

VEJA TAMBÉM: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

“Estamos começando 2018 com fundações mais fortes e estou confiante de que estamos no caminho de acelerar nossa ambição para 2020”, disse o presidente do conselho de administração e presidente-executivo da Danone, Emmanuel Faber, em comunicado.

A companhia busca uma margem operacional acima de 16% das vendas e crescimento em vendas na mesma comparação de 4% a 5% até 2020. Em 2017, a margem operacional da Danone subiu 70 pontos-base, para 14,36% das vendas, ficando levemente acima das expectativas de analistas.