Facebook rechaça acusações do “New York Times”

4 de junho de 2018

Jornal alega que empresas, como Apple, tiveram acesso a dados de usuários

O Facebook rejeitou alegações do “New York Times” de que permitiu acesso profundo da Apple e de outros fabricantes de dispositivos a dados pessoais de usuários, dizendo que tais informações são rigidamente controladas e amplamente sujeitas a consentimento dos usuários.

LEIA MAIS: Facebook vai remover recurso trending topic

O software mencionado pelo “New York Times” foi lançado há 10 anos e foi adotado por cerca de 60 empresas, incluindo Amazon, Apple, Blackberry, HTC, Microsoft e Samsung, escreveu ontem (3) em um post o vice-presidente de parcerias de produtos do Facebook, Ime Archibong.

O “Times” afirmou que o Facebook permitiu que as empresas acessassem os dados de amigos dos usuários sem consentimento explícito, mesmo depois de declarar que deixaria de compartilhar tais informações com pessoas de fora.

Segundo o jornal, alguns fabricantes de dispositivos podem recuperar informações pessoais mesmo de amigos de usuários que acreditavam ter impedido qualquer compartilhamento.

“Ao contrário do que afirma o ‘New York Times’, informações de amigos, como fotos, só eram acessíveis em dispositivos quando as pessoas tomavam a decisão de compartilhar suas informações com esses amigos”, disse Ime Archibong.

O Facebook tem estado sob escrutínio de reguladores e acionistas após os dados de cerca de 87 milhões de usuários terem sido compartilhados com a agora falida empresa de dados políticos Cambridge Analítica.

LEIA MAIS: Tamanho do Facebook não é barreira para novos negócios

O escândalo de dados foi relatado pela primeira vez em março pelos jornais “New York Times” e pelo “Observe”, de Londres.

Archibong também disse que esses casos são “muito diferentes” do uso de dados por terceiros, como na questão da Cambridge.