Uber anuncia compartilhamento de bicicletas

6 de junho de 2018

Empresa quer se tornar um app de transporte urbano com vários veículos

O Uber, empresa de transporte urbano por aplicativo que foi banida em muitas cidades europeias, está prestes a lançar seu serviço de compartilhamento de bicicletas elétricas JUMP na Alemanha, em sua busca para diversificar e construir laços com as autoridades locais.

LEIA MAIS: Uber é “negócio acabado” na Turquia, diz Erdogan

O presidente-executivo da empresa, Dara Khosrowshahi, fez o anúncio em uma conferência em Berlim, enquanto dezenas de taxistas alemães do lado de fora acenavam com cartazes que diziam: “Uber, vá para casa”.

“Quero que isso sinalize um profundo compromisso com a Alemanha”, disse Khosrowshahi, chegando ao palco com uma bicicleta JUMP vermelha brilhante. “A Alemanha é um pequeno sinal do que o novo Uber pode ser. Queremos trabalhar com governos locais e cidades para fazer nosso modelo funcionar.”

O Uber enfrentou uma situação difícil na Europa, onde os protestos de taxistas tradicionais se tornaram violentos no passado e as restrições judiciais o obrigaram a encerrar alguns de seus serviços, inclusive na Alemanha, França, Itália, Espanha e Bélgica.

Além disso, a companhia, assim como outras baseadas em aplicativos, foram acusadas de causar congestionamento em grandes cidades como Londres.

O Uber comprou a startup JUMP como parte de uma ofensiva para se tornar o aplicativo de transporte urbano, seja ônibus, bicicletas, carros ou até trens, permitindo que as pessoas reservem viagens por meio de uma variedade de serviços.

LEIA MAIS: Uber pode voltar a operar em Abu Dhabi após dois anos

O serviço de compartilhamento de bicicleta elétrica sem estações fixas já foi lançado em São Francisco, onde há 250 bicicletas, e Washington.