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Potenciais clientes e a indústria aeroespacial estão ansiosos para saber o custo de uma passagem no veículo espacial New Shepard da Blue Origin, para descobrir se é possível pagar e se a empresa de Bezos pode gerar demanda suficiente para ser lucrativa com turismo espacial.
A empresa divulgou o modelo geral do veículo – formado por um foguete de lançamento e cápsula separável de passageiros –, mas não falou sobre a situação da produção e os preços de passagem.
Representantes da Blue Origin não responderam a pedidos por comentários sobre seus programas e estratégia de preços. Bezos disse em maio que os preços de passagens ainda não estavam definidos.
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A New Shepard é feita para transportar de forma autônoma seis passageiros a mais de 100 quilômetros acima da Terra, no espaço suborbital, alto o suficiente para experimentar por poucos minutos a falta de gravidade e ver a curvatura do planeta antes que a cabine pressurizada volte para a Terra com paraquedas.
A cápsula possui seis janelas de observação que, segundo a Blue Origin, são quase três vezes maiores do que as da linha de jatos 747 da Boeing.
A Blue Origin completou oito voos de teste de decolagem vertical e pouso da New Shepard de sua base de lançamento no Texas, mas sem passageiros a bordo. Dois voos incluíram bonecos de teste.
A empresa fará o primeiro teste no espaço de seu sistema de fuga de cápsula, que leva a tripulação para a segurança caso o impulsionador exploda, “dentro de semanas”, disse um dos funcionários.