Empreendedores bem-sucedidos aprendem com os fracassos

8 de agosto de 2018
iStock

Para muitos empreendedores, contratempos – que são praticamente inevitáveis ​​- podem se tornar debilitantes. Mas isso não precisa ser assim

A maioria dos empreendedores é uma fonte sem fim de erros e cálculos incorretos. O fracasso é quase inevitável, mas os mais bem-sucedidos realmente se beneficiam dele. É a sua capacidade de aprender com os erros e avançar que contribui significativamente para suas realizações profissionais e financeiras.

LEIA MAIS: 5 dicas de empreendedorismo do presidente da Cabify

“As pessoas não se afogam ao cair na água, elas se afogam por permanecerem lá”, diz o renomado especialista em desenvolvimento pessoal Steve Sims, autor de “Bluefishing: The Art of Making Things Happen”. “Os empreendedores que são capazes de aprender com suas experiências e seguir em frente quando algo dá errado ou não está funcionando, terão muito mais chances de alcançar grandes realizações.”

Para muitos empreendedores, contratempos – que são praticamente inevitáveis ​​- podem se tornar debilitantes. Mas isso não precisa ser assim. Henry Ford, por exemplo, quebrou financeiramente cinco vezes e foi aconselhado a ficar longe da indústria automotiva. Walt Disney, ao procurar financiamento para o Walt Disney World, recebeu cerca de 300 recusas. Cinco gravadoras se negaram a assinar contrato com os Beatles.

“Devemos encontrar uma palavra alternativa para ‘falhar’. Quando as pessoas tentam, falham e aprendem. A palavra deveria ser ‘descobrir’. Quando os empreendedores mudam sua perspectiva de ‘falhar’ para ‘descobrir’, eles ficam mais capazes de passar para a próxima etapa da jornada de construção de negócios”, diz Sims. “Pode ser muito útil para os empresários se orgulharem de suas cicatrizes, desde que tirem lições úteis de seus erros. Essa combinação de fracassos e lições aprendidas é uma forma de pagar por uma grande educação empresarial.”

VEJA TAMBÉM: Como Bill Gates pode mudar a luta contra o Alzheimer

Com o fracasso sendo apenas um dado, os empresários mais bem-sucedidos são aqueles que se tornam mais inteligentes com essas experiências.