Twitter tem pior crescimento em número de usuários

9 de agosto de 2018
Twitter tem pior crescimento em número de usuários - GettyImages

Após atingir 300 milhões de usuários, crescimento do microblog desacelerou drasticamente nos últimos anos.

Embora o Twitter tenha uma comunidade de usuários leal e ativa, o serviço de microblogs está lutando para atrair novas pessoas e chegar ao próximo nível em termos de apelo popular. Depois de uma adesão explosiva nos primeiros anos de existência, o crescimento do microblog desacelerou significativamente quando atingiu 300 milhões de usuários. Desde que chegou a 302 milhões de contas ativas mensais no primeiro trimestre de 2015, o Twitter recebeu apenas 33 milhões de novos cadastros em mais de três anos.

VEJA TAMBÉM: Usuários mais populares do Twitter perdem em média 2% de seguidores

Na última semana de julho, logo depois que o Facebook vivenciou uma desvalorização histórica na bolsa de valores, foi a vez de o Twitter passar pelo mesmo processo. Ao informar os dados trimestrais quanto ao número de usuários ativos, as ações do microblog caíram 21%. A tendência é de que o movimento de queda na quantidade de contas ativas persista, uma vez que a empresa comandada por Jack Dorsey está empenhada em remover perfis falsos da rede social.

Segundo o Statista, uma tendência semelhante parece emergir quando o assunto é o Snapchat, que ainda é imensamente popular entre os adolescentes, mas luta para romper a barreira com as massas. Nos últimos 12 meses, a rede social adicionou apenas 15 milhões de usuários ativos diários, elevando seu total para 188 milhões.

Instagram, WhatsApp e Facebook ganharam mais novas contas no ano passado do que o Snapchat tem atualmente. Embora a plataforma comandada por Mark Zuckerberg agora possua três redes separadas com mais de um bilhão de usuários (quatro ao incluir o Messenger), o Twitter e o Snapchat ficam cada vez mais para trás.

Veja na galeria de imagens abaixo, o ranking das redes sociais quanto ao número de novos usuários mensais ativos entre os segundos trimestres de 2017 e 2018 – valores referentes ao Snapchat levam em conta o números de usuários diários ativos no mesmo período analisado.