Audi lança SUV elétrico em quintal da Tesla

18 de setembro de 2018
REUTERS/Joe White

Audi e Volkswagen estão usando o lançamento do SUV e-tron nos EUA em meados de 2019

A montadora alemã de carros de luxo Audi fez hoje (18) o lançamento global de um veículo utilitário esportivo elétrico no território da rival Tesla e destacou acordo com a Amazon.com para facilitar a recarga dos modelos e-tron.

LEIA MAIS: Musk diz que Tesla está agora em “inferno logístico”

O SUV Audi e-tron de tamanho médio será oferecido nos Estados Unidos no próximo ano a um preço inicial de US$ 75.795 antes de um crédito fiscal de US$ 7.500.

O modelo faz parte de uma série de veículos elétricos lançados por montadoras como Volkswagen, além de marcas europeias de luxo como Mercedes-Benz, da Daimler, BMW, Volvo Cars e Jaguar Land Rover.

Todos visam expandir o mercado para veículos elétricos premium e também abocanhar uma fatia da participação da Tesla, que vinha tendo este nicho para si.

“Eu quero que a Audi seja a vendedora número 1 de carros elétricos na América no longo prazo”, afirmou o presidente da Audi na América, Scott Keogh, ontem (17) em entrevista à Reuters.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, que também lidera a companhia de foguetes SpaceX, planejava marcar a ocasião de lançamento do e-tron ao realizar um evento em Los Angeles praticamente no mesmo horário.

VEJA TAMBÉM: Mercedes lança elétrico para concorrer com a Tesla

Audi e Volkswagen estão usando o lançamento do SUV e-tron nos EUA em meados de 2019 para combater um obstáculo à expansão das vendas de veículos elétricos – a falta de meios convenientes para recarregar as baterias.

A Audi se associará à varejista Amazon para vender e instalar sistemas domésticos para recarga de veículos elétricos aos compradores do e-tron, informaram as companhias. A Amazon entregará o hardware e contratará eletricistas para instalar os sistemas por meio da operação Amazon Home Services.

A parceria da gigante do varejo com a Audi para fornecer sistemas de recarga marca a primeira vez que a Amazon firma acordo com uma montadora e sinaliza uma nova frente em seus esforços para expandir seu alcance.