Presidente da Alibaba anuncia saída da empresa

9 de setembro de 2018
Jack Ma, presidente da Alibaba, anuncia saída da empresa - GettyImages

Jack Ma anunciará seu plano de sucessão na próxima segunda-feira (10).

O bilionário e cofundador do Alibaba Group Holding Ltd, Jack Ma, anunciará um plano de sucessão na próxima segunda-feira (10), concedendo o poder do seu império para uma nova geração de líderes, mas permanecerá como presidente executivo por enquanto.

VEJA TAMBÉM: Receita do Alibaba supera estimativas do primeiro trimestre

O plano que será anunciado no 54º aniversário de Ma terá uma estratégia de transição que se estenderá por um período significativo de tempo, segundo o jornal “South China Morning Post (SCMP)”, citando um porta-voz da empresa.

O Alibaba recusou-se a comentar, mas indicou a reportagem do “SCMP” quando questionado sobre os planos de Ma.

Ma, cofundou o Alibaba em 1999 e atualmente é o rosto da empresa em grandes eventos políticos e de negócios no cenário internacional.

O “New York Times” publicou na sexta-feira (7) que Ma se aposentaria da empresa de comércio on-line na segunda-feira (10) porque o ex-professor quer se concentrar em filantropia na educação.

A terceira pessoa mais rica da China, com fortuna avaliada em US$ 36,6 bilhões pela FORBES, Ma teria dito ao “New York” Times que sua aposentadoria não seria o fim de uma era, mas o começo de outra.

E AINDA: Por que o Alibaba é mais lucrativo do que a Amazon

Enquanto os planos de Ma de gradualmente se afastar é um marco, analistas e profissionais da indústria afirmam que é improvável que seu envolvimento mude substancialmente.

“Eu não acho que significa muito, para ser sincero. Ele deixou de ser CEO quatro ou cinco anos atrás e muito especificamente comentou que queria que pessoas mais jovens liderassem a empresa”, disse Kevin Carter, fundador do fundo The Emerging Markets Internet.

Ma supervisiona alguns projetos de caridade de educação e meio-ambiente. Ele é uma figura cultuada na indústria da internet da China e atraiu muitos seguidores entre empreendedores e na cultura pop. Em eventos, ele é frequentemente recebido por fãs enlouquecidos.