LEIA MAIS: Nestlé e Starbucks fecham acordo de US$ 7,15 bi
Os lances iniciais estavam previstos para ontem (17). As três gigantes são vistas como favoritas para um negócio que oferece presença significativa em um mercado emergente em rápida expansão.
Não ficou claro quais outras empresas estavam interessadas, embora a Reckitt Benckiser, empresa ansiosa para construir sua operação de saúde ao consumidor, não tenha feito uma oferta, disseram duas fontes.
GSK, Nestlé, Reckitt e Unilever se recusaram a comentar, enquanto representantes da Coca-Cola não estavam disponíveis para se manifestar.
A Horlicks é uma bebida à base de malte que remonta a 1873, quando dois britânicos fundaram uma empresa em Chicago para fabricá-la. Foi levada para a Índia por soldados que lutaram com o exército britânico na Primeira Guerra Mundial.
Vendida como bebida no Reino Unido, a Horlicks se tornou uma marca muito maior na Índia. Mas a GSK começou uma revisão desse negócio e de alguns produtos menores, depois de comprar a Novartis, por US$ 13 bilhões, em março.
A presidente-executiva da GSK, Emma Walmsley, que assumiu o cargo no ano passado, quer melhorar o foco do que é uma das empresas farmacêuticas mais diversificadas do mundo.
O principal ativo do bloco é a fatia de 72,5% da GSK na subsidiária indiana GlaxoSmithKline Consumer Healthcare, famosa pela Horlicks, e que também fabrica produtos como o Boost, bebida à base de malte com sabor de chocolate.
E AINDA: Nestlé tira estabilizantes de duas marcas de leite
A Nestlé disse à GSK sobre seu interesse pela Horlicks em várias ocasiões ao longo dos anos, disseram fontes à Reuters no início deste ano.
Para a Coca-Cola, a compra do negócio de Horlicks marcaria outra aquisição multibilionária, após um acordo para comprar a Costa Coffee por US$ 5,1 bilhões no mês passado.
A empresa vendeu um negócio menor da Horlicks no Reino Unido para a Aimia Foods no início do ano por um valor não revelado.