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O programa piloto chamado Spark Delivery é semelhante ao Amazon Flex, um serviço da rival Amazon.com, em que uma frota de motoristas usa seus próprios carros para fazer entregas rápidas.
A iniciativa é a mais recente tentativa do Walmart de enfrentar um dos maiores desafios do varejo: a chamada “última milha” de entrega de mercadorias a clientes online.
Apesar de ter 4.700 lojas 16 km de 90% da população dos EUA, o varejista de Bentonville, no Estado de Arkansas, ainda está tentando descobrir como fazer entregas com eficiência e aportou bilhões de dólares no comércio eletrônico nos últimos anos.
O Walmart é o maior vendedor de mantimentos dos EUA e sua expansão agressiva na entrega em domicílio sucede a compra da rede Whole Foods pela Amazon em 2017, o que estimulou diversos varejistas tradicionais a pressionarem por esses serviços, temendo o aumento da concorrência no setor.
O Walmart até agora teve sucesso diversificado em suas várias iniciativas de entrega. A Reuters foi a primeira a relatar o fim das parcerias de entrega do Walmart com Uber e Lyft e como em um teste separado o varejista lutou para conseguir que seus próprios funcionários entregassem mantimentos para as residências dos clientes depois de completar as jornadas habituais de até nove horas.
Em março, o Walmart anunciou que oferecerá entrega de mantimentos para 100 cidades dos EUA que cobrem 40 por cento das residências norte-americanas até o final de 2018 e desde então tem feito parcerias com pequenas empresas de entrega como Doordash e Postmates, que oferecem empregos para trabalhadores , para atingir seu objetivo.
A partir desta quarta-feira, o Walmart informou que seu serviço de entrega em domicílio está disponível em quase 50 mercados, incluindo Atlanta, Chicago, Denver, Miami e Seattle.
“O Spark Delivery é uma maneira de explorar como obter mantimentos de qualidade de nossa porta para as portas de nossos clientes”, disse o presidente-executivo do Walmart, Greg Foran, em comunicado.
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A Spark usa a plataforma interna do Walmart para permitir que os motoristas se inscrevam em períodos que funcionem melhor com seus horários e oferece assistência de navegação, entre outros serviços.
Uma porta-voz do Walmart disse à Reuters que os motoristas receberão uma taxa em cada entrega, juntamente com a gratificação que recebem dos clientes. Dependendo do número de pedidos entregues, o pagamento do motorista pode exceder US$ 20 por hora, disse.
A rival Amazon Flex paga aos motoristas independentes de US$ 18 a US$ 25 por hora pelas entregas, e os custos de combustível são de responsabilidade do motorista, de acordo com o site da Amazon Flex.
A Spark Delivery está atualmente sendo testada em Nashville e Nova Orleans, com planos de expandir para mais algumas áreas metropolitanas este ano, disse o Walmart sem oferecer mais detalhes.