Hyundai Motor tem menor lucro em sete anos

25 de outubro de 2018
FORBES

A dor de cabeça com os recalls se soma a uma infinidade de problemas na Hyundai

O lucro líquido da Hyundai Motor no terceiro trimestre despencou dois terços, atingido por uma despesa não recorrente de US$ 440 milhões relacionada a recalls nos Estados Unidos e levando suas ações a fechar em seu menor nível em quase nove anos.

LEIA MAIS: Startup faz parceria com Volkswagen e Hyundai para carros autônomos

Os custos inesperados relacionados aos recalls de motores da Hyundai ocorreram logo após a crescente pressão dos EUA para responder às denúncias de veículos pegando fogo.

A dor de cabeça com os recalls se soma a uma infinidade de problemas na Hyundai, que contava com novos utilitários esportivos para promover uma recuperação após cinco anos consecutivos de queda nos lucros anuais decorrentes de vendas fracas nos EUA e China, seus principais mercados.

O lucro líquido trimestral caiu para 269 bilhões de wons (US$ 236 milhões), o menor em mais de sete anos e bem abaixo das estimativas de 831 bilhões de wons, segundo dados da Refinitiv. O lucro operacional caiu 76%, enquanto as vendas aumentaram 1%, para 24,4 trilhões de wons.

As ações da montadora encerraram em queda de 6%, no menor nível de fechamento desde março de 2010. Os papéis da afiliada Kia Motors, que divulgará resultados amanhã (26), recuaram 5,9%.

A Hyundai também disse que a queda acentuada de moedas de mercados emergentes, como Turquia e Rússia, pesaram sobre seus resultados.