CAE aprova Flávia Perlingeiro para dirigir CVM

26 de fevereiro de 2019
Getty Images

Advogada atuava atualmente no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (26), por unanimidade, a advogada Flávia Perlingeiro para o cargo de diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), decisão que depende agora da confirmação do plenário da casa para ela assumir a vaga aberta no fim de 2018.

LEIA MAIS: Latam envia pedido à CVM para OPA da Multiplus

Flávia Perlingeiro, servidora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi indicada pela Presidência da República no lugar de Pablo Renteria.

A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que tem como objetivo fiscalizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

Durante a sabatina na CAE, de acordo com a Agência Senado, a advogada se comprometeu a assegurar o funcionamento eficiente do mercado e proteger os investidores.

CRIPTOMOEDAS

Tendo de pano de fundo a autorização pela CVM no ano passado para que fundos possam investir indiretamente em moedas digitais no exterior, o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) questionou sobre a visão dela em relação a criptomoedas, que ele vê como um caminho facilitador para a lavagem de dinheiro.

Flávia disse que as moedas digitais são negociadas em plataformas fiscalizadas pelos reguladores, administradores e auditores independentes desses fundos. “Isso pode ser um mitigador desse risco de lavagem, mas estamos todos atentos a essa questão”, respondeu.

VEJA MAIS: CVM americana processa Elon Musk, que perde US$ 1,1 bi

A advogada é formada pela PUC-Rio, fez pós-graduação em câmbio e operações financeiras com o exterior na Fundação Getulio Vargas (FGV) e mestrado em direito corporativo na Universidade de Nova York.

Em escritórios de advocacia, assessorou companhias brasileiras na emissão de valores mobiliários no mercado norte-americano de capitais. Atuou ainda na área jurídica e na área de mercados de capitais no BNDES. Desde 2010, Flávia é professora na FGV.