Uber planeja lançar IPO em abril, dizem fontes

14 de março de 2019
Reuters

Iniciativa da Uber vai acirrar competição com a Lyft

O Uber planeja lançar sua oferta pública inicial de ações em abril, concorrendo com a rival menor Lyft, afirmaram hoje (14) fontes próximas do assunto.

LEIA MAIS: SoftBank e Toyota negociam investir US$ 1 bi no Uber

Em abril, a companhia vai divulgar a operação e iniciar apresentação a investidores. O momento para o IPO do Uber implica que a operação deve chegar ao mercado pouco depois da Lyft completar sua própria oferta pública, que deve ocorrer no final deste mês, disseram as fontes. Representantes da companhia não comentaram o assunto.

Os IPOs estendem a longa rivalidade entre as empresas, que têm lutado por passageiros e motoristas desde que surgiram.

Os negócios do Uber são muito maiores e mais diversificados do que os da Lyft. Ambas se moveram de forma relativamente rápida para abrir o capital, considerando que apresentaram documentos para o IPO em dezembro.

O Uber, companhia de logística e transporte recentemente avaliada em US$ 76 bilhões, está buscando uma avaliação de até US$ 120 bilhões, embora alguns analistas tenham estimado seu valor mais próximo de US$ 100 bilhões, com base em alguns dados financeiros divulgados pela companhia.

A Lyft, que fornece serviços de carona e aluguel de bicicletas nos Estados Unidos e em diversas cidades canadenses, busca uma avaliação de US$ 20 bilhões a US$ 25 bilhões, frente a sua avaliação de US$ 15 bilhões como uma empresa fechada.

VEJA TAMBÉM: Uber contrata mais assessores para IPO

A receita do Uber no ano passado foi de US$ 11,3 bilhões, enquanto a receita bruta de viagens foi de US$ 50 bilhões. Mas a companhia teve prejuízo de US$ 3,3 bilhões, excluindo ganhos da venda de suas unidades comerciais na Rússia e no Sudeste Asiático.

A receita da Lyft no ano passado foi de US$ 2,2 bilhões, com US$ 8,1 bilhões em receita bruta de viagens. A companhia teve prejuízo de US$ 911 milhões.

O Uber opera em mais de 70 países.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr