Spotify pode ser considerado a chave para acabar com a pirataria da música;
Com a possibilidade de pequenos músicos começarem a ganhar dinheiro com streaming, Spotify quer diminuir lucro dos compositores;
Isso nunca foi falado por ninguém da indústria da música.
Embora seja complicado explicar a última questão financeira envolvendo compositores e serviços de streaming, como o Spotify, é válido dar um resumo.
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Tal apelo está em desacordo com a iniciativa Secret Genius, do Spotify, que tem como meta conquistar os corações e mentes das comunidades de compositores. Ela coloca produtores e escritores, sempre nos bastidores, em grandes anúncios públicos, conteúdo de mídia viral e os homenageia em uma premiação anual. E a comunidade criativa ficou satisfeita por entrar no grupo, já que os principais compositores de músicas de artistas renomados como Halsey, Shawn Mendes, Demi Lovato e Cardi B passaram a ser notados e mencionados pela indústria de tecnologia.
Portanto, é de extrema importância que mais de 100 participantes do Secret Genius tenham acabado de assinar uma carta que diz, entre outras palavras, que agora eles entendem o verdadeiro motivo de expor os compositores. “Vocês nos usaram e tentaram nos dividir, mas juntos, lutaremos pela coisa certa e deixamos aqui o nosso apelo”, diz o documento.
Entre os que assinaram a carta está Ross Golan, que já compôs grandes sucessos para Selena Gomez e Flo Rida. “Parabenizamos o Spotify e os outros serviços de streaming por terem uma discussão pública com nossos representantes. Não temos nada a esconder.”
Quando questionado sobre quem exatamente assinou a carta, Keller explicou: “São pessoas que aparecem nos outdoors do Spotify, foram à redação, produziram conteúdo de vídeo em seus escritórios. Os compositores nomeados fazem parte do Secret Genius”.
Quando o streaming se tornava popular nos EUA, havia várias histórias virais que mostravam como os músicos – ou seja, baby-boomers ajustados a outra época – estavam fazendo uma parte daquilo que costumavam fazer. Em 2014, o compositor Van Dyke Parks escreveu: “Quarenta anos atrás, co-escrever uma música com Ringo Starr teria me proporcionado uma casa com piscina. Agora, estimando 100 mil execuções no Spotify, estamos supondo a divisão de uns US$ 80.”
Por um lado, a indústria se ajustou ao fato de que o streaming é um veículo necessário para promover outros empreendimentos lucrativos. Os artistas se voltaram para as turnês e as marcas, enquanto os compositores se mantêm focados no licenciamento para filmes e programas de TV.
Mas, por outro lado, finalmente surgiu um caminho legítimo para a classe média da música gerar lucros por meio de streaming. Hoje, o volume de 1 milhão de streams representa pouco menos que US$ 5 mil, que precisa ser dividido. O fundador e CEO da Kobalt, Willard Ahdritz, me disse no ano passado que, em 2009, houve 90% de pirataria musical na Suécia. “É surpreendente. O Spotify é o assassino da pirataria, é o caminho para ganhar dinheiro novamente. E se eu dissesse que teremos muito mais bandas e artistas nos próximos cinco anos? E que esses mesmos artistas terão uma vida comercial?”, pergunta. “Se você é dono de sua produção, opte por não ter um contrato com uma grande gravadora. Há muito dinheiro a ser feito em streaming”, acrescentou.
Como compositor, posso dizer que, normalmente, não somos pagos pelo trabalho de uma sessão com um artista. Em vez disso, todos os envolvidos esperam que a música encontre maneiras de gerar mais lucros no futuro – seja no Top 40 das rádios ou quando ela é escolhida para fins comerciais. A natureza especulativa do negócio, juntamente com a distribuição de fundos, dificulta o agrupamento de uma receita previsível. Portanto, torna-se ainda mais importante coletar cada dólar de maneira oportuna. Além de abraçar cada aumento de salário que possa surgir.
Então, é exatamente nesse ponto de virada – quando a indústria da música finalmente aceitou a nova realidade, quando o streaming foi incorporado na comunidade criativa e quando há a possibilidade real de músicos desconhecidos começarem a ganhar dinheiro – que o Spotify chegou com uma ação legal contra um aumento de pagamento do compositor. Por que decidir varrer um esforço de longo alcance e persuasão com um único golpe, que corre grandes riscos de ser rejeitado no tribunal?
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