BC prevê PIB estável ou ligeiro crescimento no 2º tri

6 de agosto de 2019
Reuters

Segundo Copom, economia deve ter ‘alguma aceleração’ nos meses seguintes

O Banco Central estimou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar estável ou apresentar ligeiro crescimento no segundo trimestre, conforme ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada hoje (6), na qual voltou a indicar que há espaço para “ajuste adicional” nos juros básicos da economia. Segundo o documento, a atividade econômica deve ainda mostrar “alguma aceleração” nos trimestres seguintes, reforçada pelos estímulos decorrentes dos saques de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/PASEP, investida concebida pelo governo para injetar ânimo à retomada econômica.

LEIA MAIS: Governo corta projeção do PIB em 2019 pela metade

Na semana passada, o BC reduziu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, à nova mínima histórica de 6% ao ano, e indicou que o processo de afrouxamento poderá seguir adiante em meio à fraqueza econômica, inflação bem comportada, melhora no ambiente externo e avanço da reforma da Previdência.

Hoje (6), a autoridade monetária ponderou que, apesar de ter indicado essa possibilidade, o Copom considera “fundamental” enfatizar que isso não restringe sua próxima decisão, a ser tomada em setembro. “Os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”, frisou o BC.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias