Entenda como usar as altcoins

21 de outubro de 2019
Getty Images

O ether, o litecoin e o ripple estão entre as principais altcoins do mercado atualmente

Resumo:

  • Altcoins são criptomoedas menos populares que o bitcoin, por exemplo, porém mais estáveis;
  • Elas costumam não ter valores tão altos, o que torna seu uso mais prático;
  • Confira abaixo como investir e lidar com as altcoins.

Existe uma série de passos a serem dados quando se está pensando em investir em criptomoedas:

LEIA MAIS: Facebook diz estar aberto a usar criptomoedas indexadas às moedas tradicionais para a libra

Passo 1:
A cripto economia é o futuro ou apenas uma fase? Se você acha que é o futuro, passe para o passo número 2.

Passo 2:
Você quer comprar a melhor ou colecionar moedas? Se você quer comprar a melhor, escolha o bitcoin e o segure. Caso contrário, vá para o passo 3.

Passo 3:
Você quer comprar moedas ou tokens? Moedas são algo de uso corrente, enquanto tokens são títulos baseados em grupos de pessoas. No primeiro caso, vá para o passo 4. Se você prefere os tokens, pesquise sobre as pessoas por trás deles.

Passo 4:
Você quer comprar moedas centralizadas e dependentes de um grupo de pessoas ou algo descentralizado como o bitcoin? O bitcoin é como o gênio da lâmpada, mas uma moeda como a ripple é uma ficha de cassino que pode ser usada em uma organização. Se você prefere moedas descentralizadas, vá para o passo 5. Se você prefere moedas centralizada, descubra mais sobre as pessoas por trás delas.

Passo 5:
Entenda os fundamentos da criptomoeda. Quanto maior sua comunidade, mais rigorosa é sua emissão e melhor é o investimento.

Também é preciso ficar atento a alguns aspectos:

Capitalização de mercado

O pequeno cresce, enquanto o grande é difícil de se multiplicar. Esse argumento tem uma lógica perigosa, mas muitas criptomoedas valiosas têm esse histórico. Ninguém sabe o destino das criptomoedas, mas muitos acreditam que ele é grandioso. Se você não está entre essas pessoas, a solução é criar um portfólio de moedas diversificado e criterioso, que vá das gigantes às moedas menores. Diversidade é tão importante para o cripto quanto para qualquer investimento.

Oferta máxima

Se a oferta máxima é limitada, a vantagem na adoção é maior. Não há problema em uma moeda ter 100 mil frações, desde que a demanda pelo uso seja alta. Se ela está alcançando sua oferta máxima, a valorização é mais fácil porque a nova entrada de dinheiro provavelmente irá diminuir. Menos é mais.

Emissão

Uma moeda que emite 5 mil novas unidades por minuto terá menos valor do que uma que só produz 50. É melhor multiplicar o valor diário de uma moeda em dólares e ver o quanto de demanda precisa ter para que preço não caia. Obviamente, quanto maior esse valor, maior a dificuldade. A emissão com uma curva em decréscimo é um impedimento para a valorização de uma moeda. A maioria dos bitcoins já foram emitidos. Atualmente, 12,5 bitcoins são lançados a cada 10 minutos, e esse número cairá para 6,25 bitcoins em 2020. A maioria das pessoas acha que isso significará que o valor da criptomoeda dobrará, o que eu acho plausível. No caso da emissão, menos também é mais.

A comunidade

O valor de todas as moedas e tokens acaba dependendo de seu uso. O que a moeda faz e para quem? O bitcoin e o ether têm um propósito. O bitcoin é ótimo para transações e é a grande propaganda de todo o setor. O ether é bom para emissão de títulos e pagamentos. Um propósito como esse resulta em uma comunidade, e a comunidade agrega valor a uma moeda quando a adota. Uma criptomoeda tem valor quando tem uma grande comunidade. Essa comunidade tem desenvolvedores, mineradores, usuários e fãs. Quanto maior e mais forte, melhores as chances de a moeda obter sucesso. Nesse caso, mais é mais.

Avalie o histórico

O passado de uma criptomoeda oferece uma boa visão de sua dinâmica. No caso do bitcoin, por exemplo, altas são boas e representam algo positivo. Manter-se estável é uma característica incomum, porém interessante. Agora, se ele estiver em queda, a tendência é cair mais ainda.

Todas as criptomoedas negociadas em corretoras são bitcoins, pois o bitcoin é tangível, então ele sempre terá valor. Quais criptomoedas alcançarão o sucesso e quais não sobreviverāo depende de especulação. A diferença entre perder e ganhar é uma questão de tecnologia simples e trabalho que, quando combinados, oferecem oportunidades no mundo cripto.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias