Se você deseja criar uma startup disruptiva, concentre-se em setores grandes, que não inovam ou que acreditam que não precisam oferecer a seus clientes um produto ou serviço melhor
Os empreendedores podem levar anos tentando buscar ideias ou mesmo problemas que poderiam resolver para potencialmente iniciar uma empresa. A maioria das novas startups, no entanto, é baseada na repetição de um produto ou serviço existente, ligeiramente aprimorado. O Google não foi o primeiro mecanismo de pesquisa. A Nike não foi o primeiro tênis esportivo. O Facebook não foi a primeira empresa de mídia social. Dois dos três (Google e Facebook) foram lançados com uma estratégia “gratuita” para ganhar força e atrapalhar seus concorrentes. YouTube, Instagram, LinkedIn e WhatsApp também iniciaram suas operações com um modelo de negócios sem custos para o usuário. A aposta deles era de que, se fossem bem-sucedidos, posteriormente pensariam em como monetizar. Arriscado, mas valeu a pena para eles.
Então aqui está uma linha de raciocínio. E se você tentasse analisar estrategicamente os setores que cresceram rapidamente ou os que estagnaram e, intencionalmente, entrasse no mercado com um produto ou serviço ligeiramente melhorado, que é apenas pontualmente acima da oferta atual, mas com um modelo de negócios capaz de competir efetivamente?
Um exemplo recente disso é o que a marca Chewy fez na indústria pet, especificamente, com a PetSmart e a Petco. As últimas duas estão ligadas às centenas de lojas de varejo, enquanto a Chewy oferece online os mesmos produtos para animais por menos dinheiro. A Chewy fez isso tão bem que a PetSmart a adquiriu em 2017 por US$ 3,3 bilhões em posição de defesa. Resta saber o que a Petco fará agora.
Se você deseja criar uma startup disruptiva, concentre-se em setores grandes, que não inovam ou que acreditam que não precisam oferecer a seus clientes um produto ou serviço melhor. Preste atenção às tendências, faça pesquisas com os clientes e encontre o valor agregado capaz de mexer com o segmento.
Veja, na galeria de imagens a seguir, cinco estratégias para alimentar uma startup e potencialmente mexer com as estruturas de um mercado: