Sandra explicou que a empresa se adaptou aos poucos à medida que decretos foram sendo liberados pelo governo. Primeiro, idosos e gestantes começaram a trabalhar remotamente, e, em um curto período de tempo, todo o time recebeu as mesmas ordens. “Nos primeiros dias, o primeiro reflexo que a gente teve foi a saúde dos nossos colaboradores”, ela explicou. Todas essas medidas foram tomadas enquanto as 200 lojas físicas da marca eram fechadas por tempo indeterminado.
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“A primeira coisa que fizemos foi intensificar a comunicação com todos os nossos stakeholders”, ela contou. Antes mesmo das lojas físicas fecharem, Sandra fez uma live com todos os franqueados sendo completamente honesta com as medidas que estavam por vir. Já no campo do marketing, uma mudança de abordagem foi necessária, ao perceber que o mercado estava mudando completamente. “Vimos que as pessoas queriam outros tipos de conteúdo, queríamos ajudar nossos clientes.” Sandra viu no marketing uma maneira efetiva de manter os consumidores engajados com a marca mesmo que não estivessem comprando, e as redes sociais foram uma peça fundamental na estratégia.
Além disso, a HOPE viu na crise a oportunidade de desenvolver uma ferramenta que antes não era muito utilizada: o HOPE em casa, um delivery que vem sendo altamente aproveitado pelas franquias agora. Para a empresa, além de ser um serviço novo ao consumidor, o HOPE em casa ainda ajuda as franquias e os 4.000 empregados da empresa a continuarem ativos durante a crise.
“A transformação digital para o varejo é uma tendência muito forte, a empresa que não se adaptou até agora teve que fazer isso à força”, Sandra disse, ressaltando que não acredita que as vendas online vão acabar com as lojas físicas. Para a diretora de marketing, os canais serão complementares e os clientes não vão trocar completamente a experiência de uma loja física pelo e-commerce.
Para assistir à entrevista completa com a diretora de marketing e estilo da HOPE, Sandra Chayo, confira o vídeo abaixo. Você encontra mais lives como essa no canal do Youtube da Forbes Brasil ou no Instagram em @ForbesBR.
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