“O ambiente continua sendo desafiador, com as medidas de distanciamento social e de lockdown ainda tendo impacto nos nossos negócios, particularmente na América Latina”, disse o presidente-executivo do conselho, Roberto Marques, em uma teleconferência nesta manhã sobre os resultados.
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“Isso nos dá confiança para atravessar a crise em eventual piora do cenário, mas caso melhore nós podemos investir até mais cedo em áreas que queremos estrategicamente avançar em crescimento”, explicou o executivo em entrevista concedida à Reuters por telefone.
Uma delas é a transformação digital, na qual a Natura está dobrando as apostas depois de um aumento de mais de 250% nas vendas online totais durante a pandemia. O comércio eletrônico da Natura e Avon combinadas cresceu acima de 150% nas últimas semanas, enquanto o da marca britânica The Body Shop disparou mais de 300% e o da Aesop mais de 500%. “Mesmo com a reabertura de lojas na Ásia e em alguns países da Europa, a resposta ao nosso comércio eletrônico tem sido incrível e não esperamos que as vendas online voltem ao ritmo observado antes da crise”, afirmou Marques.
Outro foco é a combinação de negócios com a Avon que, segundo ele, está evoluindo mais rápido do que o esperado. Os custos relacionados à transação – anunciada em maio de 2019 e concluída em janeiro passado – pesaram no balanço do primeiro trimestre, levando a um prejuízo líquido de R$ 820,8 milhões e ofuscando o tímido crescimento da receita consolidada. As ações da Natura caíam 1,26%, a R$ 35,99, após uma manhã volátil em que chegaram a recuar mais de 4% depois de subirem quase 3% na abertura.
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O líder financeiro da Natura &Co, José Filippo, disse que o impacto de custos transacionais para aquisição da Avon tendem a ser menores nos próximos meses. A Natura elevou a previsão das sinergias totais a serem capturadas com a combinação de negócios até 2024 para a faixa de US$ 300 milhões a US$ 400 milhões, ante US$ 200 milhões a US$ 300 milhões esperados em janeiro.
A nova previsão é baseada em um câmbio de R$ 5 por dólar e inclui sinergias de receita de US$ 90 milhões a US$ 120 milhões, de acordo com Marques.
A empresa agora prevê gasto de US$ 190 milhões para alcançar essas sinergias, acima dos US$ 125 milhões esperados anteriormente.
(com Reuters)
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