Mercado Pago anuncia estratégia para 2021 com novos serviços na conta digital

28 de janeiro de 2021
Divulgação

Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago: 7 milhões de pessoas experimentaram, pela primeira vez, uma conta digital em 2020

A plataforma de tecnologia para pagamentos e serviços financeiros Mercado Pago anunciou hoje (28) lançamentos em diferentes linhas de negócios como parte de sua estratégia para 2021, que busca o contínuo fomento do empreendedorismo e da democratização do acesso ao comércio e ao dinheiro.

O braço financeiro que integra o ecossistema do Mercado Livre encerrou 2020 com 10 milhões de vendedores ativos, de pequenos negócios a grandes redes. Até o terceiro trimestre do ano passado, foram contabilizados mais de 20 milhões de usuários ativos no aplicativo da fintech. A pandemia também foi responsável por um outro movimento na plataforma: mais de 7 milhões de brasileiros experimentaram, pela primeira vez, uma conta digital.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

“Ao longo do ano, a conta Mercado Pago facilitou o acesso da população ao auxílio emergencial e ao saque emergencial do FGTS, além de se consolidar na adoção do PIX. Em um esforço de melhoria contínua, aprimoramos muito a usabilidade dos nossos produtos, o que permitiu um enorme crescimento não só de usuários novos, como também no engajamento de todos os clientes com a plataforma”, disse Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.

O executivo revelou estar confiante na performance da companhia ao longo de 2021, motivado, entre outros fatores, pelo open banking. “Estamos participando da interlocução para que o sistema seja amplamente implementado em toda a sua potencialidade. Eliminar as barreiras das transações bancárias será transformador”, disse.

Outro pilar da estratégia da companhia está relacionado ao novo sistema de pagamentos instantâneos. Oliveira revelou que a rede de fast food Burger King e a varejista C&A são as primeiras parceiras do Mercado Pago para integração do PIX. No caso da primeira, cuja parceria vem desde 2019 e contempla 656 lojas e 183 franqueados, o novo modelo de pagamento vai valer, ainda no primeiro trimestre, nas lojas do BK e do Popeyes. “As grandes varejistas começam a avançar no uso do PIX e já enxergam valor em um modelo de pagamento ainda mais acessível para a população e que gera benefícios para negócios de todos os tamanhos”, diz o executivo.

LEIA MAIS: Como o PIX pode ser uma arma poderosa para aumentar o faturamento

Outra novidade é que, a partir de agora, usuários do Cartão Mercado Pago Visa têm a opção de pagamento por aproximação em todas as 41 estações do metrô e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície da concessionária MetrôRio, nos trens e nas barcas (estações Araribóia e Praça XV) da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, o dispositivo também é aceito em 200 linhas de ônibus da cidade de São Paulo que foram adaptadas com a tecnologia NFC.

De acordo com Oliveira, este é só o começo. A empresa acompanha, de perto, a entrada em vigor da norma sobre recebíveis, prevista para 17 de fevereiro, e a evolução do WhatsApp Pay, e garante estar aberta para qualquer integração capaz de aumentar as opções para o ecossistema da plataforma. “Estamos prevendo mais investimentos, mais crédito, novas soluções seguras de processamento de pagamentos online, novos produtos para empreendedores e novidades em contas digitais. Estamos trabalhando para empoderar a população brasileira e tudo isso está no nosso radar.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.