Entre os dados, estão o tempo de duração das ligações, número de celular e endereço. O hacker contatado pela Psafe disse que as informações são das operadoras Vivo e Claro, mas a própria companhia argumentou que ainda não tem como identificar se elas realmente correspondem a clientes das duas empresas. “Não podemos tomar como evidência as alegações de um cibercriminoso”, diz Marco DeMello, CEO da PSafe
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À Forbes, a Claro informou que não identificou vazamento de dados. “Mas, como prática de governança, uma investigação também será feita pela operadora”, disse, em comunicado. “A Claro investe fortemente em políticas e procedimentos de segurança e mantém monitoramento constante, adotando medidas, de acordo com melhores práticas, para identificar fraudes e proteger seus clientes.”
Já a Vivo, disse que “reitera a transparência na relação com os seus clientes e ressalta que não teve incidente de vazamento de dados”. “A companhia destaca que possui os mais rígidos controles nos acessos aos dados dos seus consumidores e no combate à práticas que possam ameaçar a sua privacidade”, esclareceu, por meio de um posicionamento oficial.
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“O vazamento de dados sensíveis sempre causa danos irreparáveis. Os dados podem ser replicados e armazenados facilmente. Não há como mensurar um estrago desse, pois a pessoa exposta sempre estará vulnerável a quem acessar seus dados para o resto da vida, sem nunca entender ou saber como estão usando da sua privacidade para obter alguma vantagem. É uma bola de neve”, diz Gustavo Joppert, advogado e sócio do Templo.cc, consultoria especializada em inovação.
Na opinião do especialista, as operadoras deveriam optar por bancos de dados descentralizados para dificultar o acesso de muitos informações da mesma pessoa no caso de uma invasão, pois, além das multas e indenizações milionárias, essas companhias acabam tendo problemas relacionados à credibilidade. “Tenho certeza de que novas empresas e produtos irão surgir, trazendo uma proposta de valor que coloque a privacidade no centro e que, diferente das operadoras, poderão construir uma reputação do zero, criando maior competição e oferecendo mais chances de escolha ao consumidor”.
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