4 sinais de que seu chefe talvez seja pior do que cigarro

9 de março de 2016

iStock

Uma liderança ruim se tornou parte cômica da cultura do mercado de trabalho. Hoje, permeia até mesmo os filmes de Hollywood, mas quando você realmente trabalha para um chefe não tão capacitado a liderança assim, não há nada de engraçado nisso.

Pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford analisaram os resultados de mais de 200 estudos que tentavam entender o verdadeiro motivo do estresse no ambiente profissional. Descobriram que se preocupar em perder a sua vaga faz você 50% mais propenso a ter problemas de saúde e que, ter um trabalho demasiadamente exigente faz você ser 35% mais propenso a mesma consequência.

VEJA TAMBÉM: 7 erros de liderança que influenciam seus funcionários

A insegurança e as implacáveis exigências são, portanto, características criadas e cultivadas por chefes que não sabem muito bem as consequências de seus feitos. As pesquisas de Harvard e Stanford revelam que eles podem fazer tão mal como alguém que se expõe a quantidades significativas de fumaça, por exemplo.

Maus chefes são mais comuns do que você pode imaginar. Uma outra pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia relatou que 75% dos trabalhadores norte-americanos identificam seu chefe como a grande causa do estresse diário. Cerca de 60% da população, por exemplo, preferia a troca de seu superior, a um aumento de salário.

E MAIS: 5 sinais evidentes de que você é inteligente demais para o seu trabalho

É claro que líderes ruins têm impacto desastroso sobre a saúde e a produtividade de seus funcionários. Mas quais as atitudes que os funcionários podem tomar sobre isso? Na verdade, não são muitas opções.

Enquanto 27% das pessoas descontentes com seus empregos saem assim que asseguram um novo lugar e 11% simplesmente saem, impressionantes 59% escolhem permanecer no posto. Este é um número alarmante de pessoas que vivem com o estresse e experimentam efeitos que isso tem sobre sua sanidade e saúde.

E TAMBÉM: Os bilionários por trás das marcas do seu dia a dia

São muitas as teorias que tentam justificar tamanha fidelidade dos funcionários. Variam da “Síndrome de Estocolmo” a lealdade a empresa – ou simplesmente comodismo, já que encontrar um novo emprego requer uma quantidade razoável de esforço.

Mas a questão é: quanto mais você ficar com um chefe abusivo, mais dificuldade você terá para conseguir se convencer a sair. Por isso é importante saber como reconhecer os sinais de um líder não tão bom assim, antes que você aprofunde suas raízes. A FORBES listou alguns deles. Veja na galeria de fotos abaixo:

iStock
iStock
iStock
iStock