Lawrence Pih: “Em 2017, também teremos recessão”

18 de março de 2016

Lawrence Pih (Roberto Seton)

Lawrece Pih, ex-proprietário do mais conhecido moinho brasileiro, o Pacífico, já foi um apoiador do Partido dos Trabalhadores, mas recuou dessa posição, com amargura, ao presenciar a barafunda na qual foi mergulhada nossa economia. FORBES Brasil fez cinco perguntas para ele sobre o atual cenário político/econômico do país. Veja a seguir:

SAIBA MAIS: Conheça Lawrence Pih, responsável pelo recém-vendido Moinho Pacífico, um dos maiores do país

Lawrence, qual a raiz da crise econômica que o Brasil hoje enfrenta?

A má política econômica feita pelo governo. Até o final do 1º mandato de Lula ainda havia lógica na política econômica do governo federal. Mas já na parte final de seu primeiro mandato Lula começou a alterar, para pior, a condução da economia. E, de lá para cá, só piorou. Os primeiros governos do PT surfaram em uma onda de crescimento mundial e na explosão dos preços das commodities. Com isso, expandiu o crédito e criou programas sociais de resgate da parte mais pobre da população. Mas esse ciclo se esgotou; o governo, porém, resolveu esticar a corda ao máximo em 2014 para reeleger Dilma.

E o que aconteceu depois?

Esticada ao máximo, a corda arrebentou, simples assim. Em 2014, se você observar, aconteceu uma forte expansão da base monetária. O que foi aquilo? Foi o governo Dilma injetando recursos no mercado em volume extraordinário para sustentar a economia naquele ano específico e garantir a vitória de Dilma. Deu certo, para eles; Dilma se reelegeu. Mas deu errado para todo o restante do País.

RANKING: 31 maiores bilionários brasileiros

E quando sairemos desse enrosco?

Não sei. No ano passado, a economia se contraiu 4%. Neste ano, se contrairá outros 4%, eu acho. E o ano que vem, eu creio, vai se contrair novamente, talvez 1%, mas vai.

Quer dizer que também teremos recessão em 2017? Não era no ano que vem que voltaríamos a crescer?

Eu não apostaria nisso. Uma recessão de 4% em um ano acaba gerando um efeito de reboque sobre o primeiro semestre do ano seguinte. Acaba gerando também uma recessão em tal período, mesmo que pequena, e isso contamina o ano todo. É o que eu apostaria que vai acontecer.

NÃO PERCA: 8 empresários e empreendedores falam sobre a crise no Brasil

Mas o que levou os governos do PT, em sua visão, a cometerem tantos erros nesses anos?

A ideologia, que os cegou. Eles querem implantar o socialismo no Brasil, este é o fato. Aparelharam o executivo, aparelharam o judiciário e cooptaram, ou tentaram cooptar, o parlamento. Fizeram intervenções desastrosas na economia. A política de criar mega-empresas brasileiras via empréstimos subsidiados do BNDES gerou distorções gigantescas na economia. Enquanto isso setores que não gozavam da simpatia do governo, como o de produção de açúcar e álcool, sofreram horrivelmente e encolheram. Está, desde o início do segundo mandato do Lula, bastante clara a percepção de que o PT planeja implantar um regime socialista no Brasil. Mas o problema é que o socialismo deu errado em todos os lugares do mundo onde foi tentado. E agora está dando errado no Brasil, também.