10 fatos interessantes sobre o Grande Prêmio de Mônaco

Corrida, que será disputada no próximo domingo (29), tem um dos circuitos mais tradicionais da categoria

Redação
Compartilhe esta publicação:

O Grande Prêmio de Mônaco é considerado a corrida mais famosa da Fórmula 1. Seu percurso, cheio de curvas em ruas estreitas, exige muita precisão dos pilotos. Todo ano, a corrida atrai visitantes do mundo inteiro para a cidade europeia. Este ano, GP de Mônaco será disputado no próximo domingo (29) .

Acessibilidade


Veja na galeria de fotos 10 curiosidades sobre a corrida:

  • 1. É um circuito difícil

    O Grande Prêmio de Mônaco detém o recorde de menor número de carros no final de uma prova em toda a história da Fórmula 1. Apenas 4 carros cruzaram a linha de chegada nos anos de 1966 e 1996.

  • 2. Brasileiro é recordista de vitórias

    Ayrton Senna ganhou a corrida seis vezes, quebrando o recorde do campeão Graham Hill, que venceu cinco vezes nos anos 1960. Outros corredores com muitas vitórias na pista europeia são: Michael Schumacher, com cinco vitórias entre 1994-2001, e Nico Rosberg, que ganhou os últimos três Grandes Prêmios.

  • 3. O luxo é uma das principais características do evento

    Muitas pessoas adoram chegar com estilo ao evento, a bordo de um helicóptero. O percurso, entre Nice e Mônaco, tem duração de 10 minutos e garante um bela vista da cidade e do Mar Mediterrâneo.

  • 4. O evento reúne muitas festas

    As datas do Festival de Cannes e do Grande Prêmio de Mônaco são muito próximas. Com isso, o jet set internacional tem o costume de ir aos dois eventos e aproveitar as festas de ambos. Port Hercule e Quai Kennedy são bons pontos para assistir a corrida a bordo dos super iates.

  • Anúncio publicitário
  • 5. A localização é tudo

    Os espectadores podem assistir a corrida de diversos pontos, como o Casino Square. Muitos visitantes e residentes também optam por assistir diretamente de suas varandas. A vista da cobertura do edifício Ermanno Palace é considerada a“melhor” vista e mais conhecida do circuito.

  • 6. Quase 80 voltas

    A volta completa do percurso tem 3.340 metros, sendo a mais curta dos percursos de F-1. Ao total, os competidores devem dar 78 voltas para completar o circuito, totalizando 260,5 km percorridos.

  • 7. Breve história

    A primeira edição do Grande Prêmio de Mônaco aconteceu em 1929 e foi organizada por um rico fabricante de tabaco, Antony Noghes. A última curva do circuito é batizada em homenagem a ele. Foi Noghes quem sugeriu o uso da bandeira quadriculada no final das corridas.

  • 8. Espere momentos de tensão
    O percurso da corrida é perigoso. Um dos momentos mais aflitivos é quando os carros entram dentro de um túnel escuro e se deparam com uma luminosidade grande ao sair, o que cria um contraste que atrapalha a visão dos pilotos.

  • 9. A performance deve ser perfeita

    O piloto brasileiro Nelson Piquet comparou a experiência de dirigir no Grande Prêmio de Mônaco com a de andar de bicicleta dentro de uma sala de estar. A corrida é a que demanda mais técnica e habilidade para guiar, pois os participantes fazem quase 5.000 trocas de marcha até a linha de chegada.

  • 10. No meio da rua
    A prova é disputada num circuito de rua. Isso significa que a corrida acontece em vias que são utilizadas por todos o dia a dia e são fechadas para o evento. O percurso é feito pelas ruas de Monte Carlo e La Condamine.

1. É um circuito difícil

O Grande Prêmio de Mônaco detém o recorde de menor número de carros no final de uma prova em toda a história da Fórmula 1. Apenas 4 carros cruzaram a linha de chegada nos anos de 1966 e 1996.

Compartilhe esta publicação:

Temas