11 invenções impressionantes lançadas recentemente

Conheça o drone salva-vidas e as casas de passarinho que detectam incêndios

Redação
Compartilhe esta publicação:

A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é resolver os problemas do dia a dia das pessoas. Diariamente, alguém, em alguma parte do mundo, tenta resolver questões de uma maneira diferente, seja estudando em um laboratório ou criando soluções básicas dentro de casa.

Acessibilidade


VEJA MAIS: 10 ações mais rentáveis do mercado internacional

No mês de abril, surgiram algumas invenções criativas e simples, que podem resolver grandes problemas. De drones salva-vidas a bloqueadores de comentários de ódio na internet, veja na galeria de fotos abaixo as soluções apresentadas por mentes brilhantes:

  • Facebook possibilita a leitura de fotos para cegos

    No início de abril, o Facebook lançou uma ferramenta que “lê” imagens. A alternativa é uma solução para pessoas cegas ou com problemas parciais de visão, que podem emparelhar a rede social com seus dispositivos de leitura para experimentar a linha do tempo como qualquer um.

    A ferramente foi desenvolvida por Matt King, o primeiro engenheiro cego do Facebook. A leitura de imagens ainda está disponível somente em inglês, mas a equipe de acessibilidade da empresa promete avançar com o dispositivo.

  • Chip devolve movimentos para pessoas paralíticas

    Pesquisadores anunciaram o desenvolvimento de um sistema que age como um “atalho neural”, uma maneira de devolver o movimento para pessoas paralíticas. O atalho estimula o movimento dos músculos desviando as ondas cerebrais através de um chip inserido no cérebro.

  • Alarmes de incêndio em casinhas de passarinho

    Nas florestas norte-americanas, principalmente as do Estado da Califórnia, os incêndios só são notados quando o fogo destrói uma grande área de terra ou quando se aproxima de casas. Uma simples invenção, no entanto, pode ajudar a detectar uma queimada assim que ela começa.

    A solução são alarmes de incêndio em casinhas de passarinho que, equipadas com conexão 3G, enviam as informações diretamente ao departamento de bombeiros da região mais próxima.

    Criadas pela companhia nova-iorquina Ogilvy & Mather, as casinhas estão sendo testadas na Espanha.

  • Chapéus que medem os sinais vitais dos bebês

    O Neopenda é um chapéu que ajuda no monitoramento da saúde de recém-nascidos nos países em desenvolvimento.

    O acessório é equipado com um sensor que monitora os batimentos cardíacos, a respiração, a quantidade de oxigênio no sangue e a temperatura dos bebês. Esses sinais vitais são gravados e mandados para um hospital. O produto está em fase de teste em Uganda, um dos países com maior taxa de mortalidade infantil no mundo.

  • Anúncio publicitário
  • Mini-robôs que despoluem água

    A qualidade da água é um problema que preocupa o mundo inteiro. Pensando nisso, uma companhia norte-americana desenvolveu mini-robôs que eliminam 95% de sujeira e materiais indesejáveis da água.

  • Luvas que traduzem a linguagem de sinais

    Dois estudantes da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram um par de luvas que traduz a linguagem de sinais para sons. Chamado de SignAlound, o dispositivo é auxiliado por um software que decodifica os movimentos das mãos.

  • Dispositivo que identifica glúten na comida

    Para quem tem alergia a glúten, nem sempre é seguro comer fora de casa. Agora, no entanto, um dispositivo promete ajudar a identificar os alimentos perigosos para a saúde dos alérgicos.

    A startup de São Francisco, 6SensorLabs, criou o Nima, um aparelho que analisa e identifica a presença de glúten em alimentos em alguns minutos.

  • Sinais de trânsito na calçada

    Para quem anda com os olhos na tela do celular, atravessar a rua pode ser uma tarefa perigosa. A Stadtweke Augsburg, companhia alemã de transporte público, tem a solução: sinais de pedestre no chão. Com a invenção, a empresa espera evitar atropelamentos de pessoas distraídas.

  • Reddit bloqueia comentários ofensivos

    O Reddit é uma rede social para o compartilhamento de links e outros conteúdos de entretenimento. Em abril, o sistema passou por uma reforma para reconhecer e bloquear automaticamente comentários de ódio.

    A ferramenta bloqueará mensagens com linguagem ofensiva e seus autores.

  • Twitter facilita o monitoramento de publicações racistas e homofóbicas

    Punir usuários por declarações racistas ou homofóbicas no Twitter acaba de ficar mais fácil. A rede social anunciou uma melhora no monitoramento de publicações ofensivas, que acompanha não somente um tuíte, mas todo o histórico do usuário.

  • Drone salva-vidas

    O drone salva-vidas é uma invenção na fase de testes que localiza e resgata nadadores em situação de perigo. Os banhistas devem usar um dispositivo com localização GPS, equipado com um botão de pânico em caso de perigo. O drone automaticamente se dirige ao local e lança uma boia para a vítima.

Facebook possibilita a leitura de fotos para cegos

No início de abril, o Facebook lançou uma ferramenta que “lê” imagens. A alternativa é uma solução para pessoas cegas ou com problemas parciais de visão, que podem emparelhar a rede social com seus dispositivos de leitura para experimentar a linha do tempo como qualquer um.

A ferramente foi desenvolvida por Matt King, o primeiro engenheiro cego do Facebook. A leitura de imagens ainda está disponível somente em inglês, mas a equipe de acessibilidade da empresa promete avançar com o dispositivo.

Compartilhe esta publicação: