Conheça Lilium, o primeiro jato particular a pousar e decolar na vertical

14 de junho de 2016

Reprodução

A European Space Agency é uma agência que investe em startups do continente europeu que tenham projetos de transportes aéreos. Baseada no estado da Baviera, na Alemanha, a Lilium Aviation acaba de lançar uma revolução nessa categoria: o primeiro jato a decolar e pousar na vertical.

VEJA MAIS: Uber lança serviço de viagens em helicópteros em São Paulo

O Lilium é um avião de dois lugares em formato de ovo que alcança uma altura de 482 km e uma velocidade de 400 km/h. Isso significa que a aeronave pode viajar de Berlim a Munique em uma hora e meia, muito mais rápido do que um helicóptero.

A ideia de turbinas móveis partiu do alemão Daniel Wiegand, hoje presidente da marca. “Nosso objetivo é construir aviões que não necessitem da infraestrutura de um aeroporto, que é caro, barulhento e poluente.”

E AINDA: 10 países mais pacíficos do mundo em 2016

A companhia pretende construir, até 2018, jatos que necessitem de apenas 115 m² para pouso e decolagem. O preço é estimado em US$ 340 mil, muito mais baixo do que de um avião normal. Para o combustível, US$ 3,00 abastecem a aeronave o suficiente para uma viagem de 100 km.

Como o jato tem motor elétrico, na Europa, qualquer um com 20 horas de voo poderá pilotá-lo. Nick Wilson, professor de aviação da Universidade da Dakota do Norte, acredita que o Lilium tem potencial para se tornar uma opção de transporte viável nos próximos anos. “É acessível e de fácil compreensão. É uma questão de tempo até virar uma moda.”