Dieta mediterrânea rica em gorduras faz bem para a saúde, diz estudo

22 de julho de 2016

iStock

Finalmente, os viciados em alimentos gordurosos estão liberados para comer o que eles quiserem. Pelo menos é o que indica um estudo publicado na revista “Annals of Internal Medicine”, que reúne pesquisas realizadas ao longo do ano sobre alimentação saudável.

Hanna E. Bloomfield, pesquisadora do Centro Médico Minneapolis Veterans Affairs, é responsável por um estudo sobre a dieta mediterrânea em que mostra que a grande quantidade de calorias nessas refeições previne doenças crônicas. A dieta, rica em vegetais, é cheia de gorduras boas, que não fazem mal para o nosso organismo.

VEJA MAIS: Roma é o destino perfeito para viagens em família

“Temos evidências de que pessoas que comem esse tipo de comida há mais de 50 anos, sem nenhuma restrição alimentar, têm poucos riscos de doenças cardiovasculares, de câncer de mama e de dois tipos de diabetes”, diz o estudo.

O time da pesquisadora montou a dieta mediterrânea perfeita, com ingredientes de todos os tipos: muitas frutas e vegetais, legumes, muitos grãos e cereais, vinho tinto e pouca carne vermelha.

E AINDA: O queijo gorgonzola e vinhos que harmonizam

As pessoas que aderiram à receita tiveram suas chances de ataques cardíacos reduzidas em 29%. Contra câncer de mama e diabetes, as chances são 57% e 30% menores, respectivamente.