A Associação Automobilística Americana (AAA) lançou recentemente uma nova pesquisa sobre o uso desse tipo de combustível. “Os motoristas veem o “premium” no nome e logo assumem que o combustível é melhor para o veículo”, afirmou John Nielsen, diretor administrativo de engenharia automotiva e reparação para a AAA, em um comunicado. “A AAA adverte os motoristas que a gasolina premium tem mais octanagem, e não mais qualidade, e recomenda aos motoristas que sigam as recomendações do manual do proprietário sobre o uso da gasolina.”
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Durante os testes para a pesquisa, conduzidos em parceria com a Automobile Club of Southern California’s Automotive Research Center, a AAA analisou a octanagem 87 (gasolina comum) e a octanagem 93 (gasolina premium) em veículos designados para utilizarem o combustível comum. Os resultados indicaram que a prática de usar a gasolina premium desnecessariamente, além de não gerar economia, não gera melhores resultados na potência do automóvel e não diminui a emissão de gases.
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A AAA observou que a gasolina premium é especificamente formulada para ser compatível com tipos específicos de projetos de motores, e a maioria do veículos não tira vantagem com o aumento de octanagem no combustível. A Associação Automobilística Americana recomenda que os motoristas usem a gasolina determinada pelo fabricante do seu carro, que seja a melhor para a limpeza do motor e desempenho do veículo.