Uber estuda introduzir carros voadores

31 de outubro de 2016
Uber

Uber pretende desenvolver tecnologia de carros voadores e disponibilizá-la para seus clientes (Divulgação)

A Uber divulgou um esboço da sua visão para o futuro: veículos voadores que se assemelham a helicópteros. Para a empresa, esta tecnologia vai servir para, literalmente, furar as ruas congestionadas por cima.

A companhia fez um esboço do conceito postou na plataforma de compartilhamento de conteúdo Medium. O desenho foi feito por Jeff Holden, principal desenvolvedor de produtos da Uber. Também foi divulgado um documento com detalhes dos benefícios e os desafios para criar esse tipo de serviço.

LEIA MAIS: Motoristas da Uber terão direito a salário mínimo no Reino Unido

Se a ideia da empresa for realizada, os passageiros podem solicitar o carro voador, chamado de Vertical Take-off and Landing vehicles (VTOLs), veículos de decolagem e pouso vertical, em tradução livre. A companhia ainda não desenvolveu essa tecnologia, mas prevê veículos elétricos, com asas fixas e hélices gerais.

No projeto, esses veículos iriam decolar e aterrissar em espaços como heliportos, em redes de garagem modificados ou terras disponíveis. Com isso, eles pretendem criar uma rede de “aeroportos verticais”, de acordo com a companhia.

VEJA TAMBÉM: Juno aposta em taxas mais baixas para bater Uber

No entanto, o sistema pode encontrar muitos desafios com sua regulamentação e legalização. A operação desse tipo de veículo, que pretende voar em baixas alturas, pode ser algo perigoso, afirmou Katie Thomson, ex-conselheira geral do Departamento de Transporte dos Estados Unidos, que agora comanda o grupo de veículos Morrison & Foerster LLP.

Os desafios da empresa incluem um sistema de controle de tráfego aéreo, normas de aeronavegabilidade e a necessidade da Uber lidar com a avaliação federal para liberar essa nova operação.