4 maneiras para ser mais confiante no trabalho

9 de novembro de 2016

(iStock)

Muitos já passaram pela seguinte situação no trabalho: nós olhamos para o nosso colega que foi promovido ou ganhou um aumento e pensamos, “Eu sei tanto quanto ele. Como ele conseguiu essa promoção, enquanto eu continuo na mesma função?”

Isso muitas vezes ocorre devido à autoconfiança dessas pessoas. De acordo com estudos do pesquisador Don Moore, da Carnegie Mellon University, as pessoas têm uma probabilidade maior de serem influenciadas pela confiança do que pelo conhecimento. Em algumas situações, a confiança pode ser mais importante do que a competência, o que pode ser problemático para algumas mulheres, que tendem a mostrar níveis menores de segurança, especialmente em ambientes de trabalho.

VEJA MAIS: Como mudar a sua vida em 7 passos

Um estudo de 2011 do Institute of Leadership and Management da Europa revelou que mulheres mostram menor confiança em relação às suas carreiras. A pesquisa mostrou que 70% dos homens eram mais autoconfiantes, em comparação com apenas 50% das mulheres pesquisadas. Metade delas também admitiram que sentiam dúvidas em relação à atuação e a carreira delas, enquanto apenas 31% dos homens relataram o mesmo. O estudo também constatou que a falta de confiança se estende para uma abordagem mais cautelosa para concorrer e até aceitar cargos e empregos: 20% dos homens afirmaram que se candidataria para uma vaga mesmo tendo apenas metade dos requisitos e, em comparação, apenas 14% das mulheres afirmaram o mesmo.

Quando você está buscando uma promoção, um novo emprego ou um aumento no salário, a verdadeira confiança – a crença nas suas habilidades – é um fator importante para o sucesso. Felizmente, a confiança não é uma característica fixa. É possível desenvolvê-la caso você a não possua.

VEJA TAMBÉM: 14 piores desculpas para faltar no trabalho

Veja na galeria de fotos quatro maneiras que podem ajudar mulheres a aumentarem a confiança no trabalho:

(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)