Empreendedora malaia constrói império

4 de novembro de 2016
Vivy Yusof

Extremamente influente nas redes sociais, empreendedora malaia cria e-commerce (Reprodução/FORBES)

Vivy Yusof é a perfeita mulher moderna: jovem, inteligente, bonita e estilosa. Casada e com dois filhos, é uma das maiores celebridades da internet da região. Com aproximadamente 780 mil seguidores no Instagram, suas famosas postagens, que mostram seu estilo de vida e inspirações do mundo da moda, conquistaram um exército de seguidores dedicados. Mais que isso: ela é fundadora e gestora de uma startup bem-sucedida que sacudiu o sudeste asiático.

Ela e o marido, Fadzarudin Anuar, abriram a Fashion Valet (FV) em 2010, um e-commerce fashion que oferece roupas artesanais de alta qualidade. E que começou de forma quase banal: um dia, foram às compras e ficaram contrariados com a dificuldade de ir de loja em loja debaixo de chuva e trânsito intenso. Pensaram, então, em levar o conceito de compras online para a Malásia.

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Com um capital inicial de US$ 24.195, 10 designers e 20 funcionários, a FV cresceu para as atuais 500 marcas e centenas de empregados. Mantém escritórios e lojas físicas em Kuala Lumpur, Cingapura, e Jakarta.

Yusof tem um blog desde 2008, hoje com centenas de milhares de seguidores. “Eles eram meus únicos clientes quando tudo começou. Talvez tenham comprado pela primeira vez para me ajudar”, afirma ela.

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Nos dois primeiros anos, o negócio dobrou de tamanho. Entretanto, grandes competidores começaram a ir para a Malásia, e o aumento da concorrência deixou a empreendedora tensa. Pressionada, ela abriu as portas para praticamente qualquer marca que quisesse fazer parte de sua loja virtual. Com isso, a FV começou a perder identidade. Após esse período de instabilidade, Yusof e seu marido decidiram voltar à estratégia original.

A empreendedora também faz sua própria divulgação no blog e no instagram. “Ninguém conhece a Fashion Valet melhor do que eu”.

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Atualmente, Yusof tem até um reality show próprio, chamado “Love, Vivy”, que mostra seu cotidiano. Ela afirma que isso tem ajudado com as vendas na Malásia e em regiões próximas. Os investimentos também chegaram em peso, vindos de empresas de tecnologia e e-commerce da Malásia, do Vale do Silício e do Japão.