3 dicas para se tornar mais produtivo

8 de fevereiro de 2017

(iStock)

Você se considera uma pessoa multitarefas? Você se sente com tanta energia que consegue olhar seus e-mails enquanto ouve uma discussão durante um conference call? Muitos acham possível fazer várias atividades ao mesmo tempo. Entretanto, elas podem ser muito menos eficientes.

A realidade é que 98% das pessoas não podem realmente ser consideradas multitarefas. Apenas 2% delas são boas em fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo – e essas pessoas são extremamente raras. Para a maioria de nós, realizar muitas tarefas concomitantemente é algo muito complicado – na verdade, nós estamos apenas indo e voltando de uma atividade para outra, como digitar um e-mail e depois participar do conference call e, na sequência, voltar para o email.

LEIA MAIS: 8 passos para descobrir a carreira alternativa ideal para você

O problema em tentar ser multitarefa é que ficar mudando de atividades não é eficiente e, cada vez que fazemos isso, nosso cérebro leva algum tempo para conseguir foco novamente. Embora esse hábito possa parecer eficaz, ele não é. Estudos mostram que ser multitarefa pode reduzir em até 40% a produtividade.

Mudar o hábito de tentar ser multitarefa para se concentrar em apenas uma atividade não é algo fácil. Veja na galeria de fotos como se tornar mais produtivo e como convencer a sua equipe a fazer o mesmo:

(iStock)
(iStock)
(iStock)