Uber contrata “engenheiro de carros voadores” da NASA

8 de fevereiro de 2017

Conceito da Uber para o protótipo divulgado em relatório da empresa (Reprodução)

O engenheiro Mark Moore vai se juntar à divisão Elevate da Uber como diretor de engenharia de aviação, informou a BBC. O interesse da companhia em carros voadores foi declarado em outubro, em um documento que discutia a decolagem vertical e a aterrissagem da aviação e dava as boas vindas a Moore. Na ocasião, Moore foi exaltado por seu papel de destaque como o catalisador do “ecossistema crescente de VTOL”.

A Uber já investe em carros que dirigem sozinhos, com parcerias com a Volvo e com a Daimler. A empresa disse que a aviação “on-demand” tem “potencial para melhorar a mobilidade urbana, dando às pessoas o tempo perdido nas atividades do dia-a-dia”. A empresa acrescentou também que: “Assim como arranha-céus permitiram que cidades limitassem a terra com maior eficiência, o transporte aéreo urbano usará o espaço aéreo tridimensional para aliviar o trânsito congestionado no chão”

O projeto foca em um veículo pequeno e elétrico que decolaria verticalmente. Moore explorou um conceito similar enquanto trabalhava na NASA. Ele disse que a propulsão elétrica é uma “tecnologia com potencial para virar o jogo” no caso dos aircrafts, e adicionou que o único problema é o armazenamento da bateria.

VEJA TAMBÉM: Uber faz acordo com Daimler para incorporar Mercedes-Benz autônomas em sua frota

A companhia aérea eslovaca Aeromobil é uma das várias empresas que estão trabalhando atualmente com protótipos de carros voadores, e planeja comercializá-los ainda este ano.