LEIA MAIS: 17 melhores destinos de viagem em 2018
Avaliado com quatro estrelas pelo FTG até o ano passado, o hotel decidiu empenhar todos os esforços na busca da nota máxima. Em se tratando de um destino privilegiado pela natureza e muito elogiado pelos visitantes, a estratégia adotada para tentar aumentar a percepção de conforto e bom atendimento dos hóspedes foi focar nos detalhes. Deu certo. “O Belmond das Cataratas fez um trabalho muito bem orquestrado para oferecer uma excelente experiência aos hóspedes, desde a chegada. Aos olhos do visitante, tudo parece natural e fluente, mas só é assim porque as coisas funcionam diligentemente nos bastidores”, afirma Gerald “Jerry” Inzerillo, CEO do FORBES Travel Guide. Com 40 anos de experiência como executivo de sucesso nos setores de turismo, entretenimento e lifestyle, ele é uma referência em hotelaria de luxo.
"O que ninguém tem é uma natureza como esta. É uma experiência sem igual" - Eduardo Bressane, gerente geral do Belmond das CataratasO CEO do guia FORBES empolgou-se com a conquista brasileira. “É um destino mágico. Ver as imponentes cataratas e toda aquela natureza ao seu redor a qualquer hora do dia, até o anoitecer, faz você sentir que está em um paraíso na Terra. E bem no meio desse paraíso está o encantador Hotel das Cataratas, combinando o glamour de outras eras com os confortos de hoje”, afirma. Ele avalia, no entanto, que o modo como o staff trata o visitante é o verdadeiro “ingrediente secreto” do lugar. “Tudo é executado de forma impecável. As pessoas no Brasil são calorosas e amigáveis, e no Belmond todos demonstram isso de forma genuína.” O sorridente Inzerillo faz questão de elogiar também a “excelente caipirinha”.
ONDE ESTÁ O LUXO
Em seus 30 anos de hotelaria – carreira que iniciou na rede Hilton, nos EUA, e que passou por outros ícones da hotelaria de luxo – Bressane conta que já viu o que há de melhor no setor. “Hoje eu digo que o luxo está na Ásia. O dinheiro está lá. Os investimentos em hotéis e gastronomia são incríveis. Lá cheguei a abrir hotéis que tinham sete, dez restaurantes de alto nível. E, culturalmente, eles dão muito valor ao atendimento, à qualidade do serviço.”
Se no Brasil a economia ainda claudica em outro patamar, a conquista do Belmond paranaense pode significar um novo olhar de viajantes e investidores para a hotelaria brasileira. O próprio Bressane diz que não troca seu atual local de trabalho por nada – nem pela China (que o queria por mais tempo), ainda que os filhos tenham visto do bom e do melhor e feito viagens “incríveis” enquanto moravam lá.
“O que eles não têm, ninguém tem, é uma natureza como esta. Imagine: nosso hotel é o único dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As cataratas ficam a apenas 100 metros! Enquanto o parque está fechado ao público, elas são exclusivas dos hóspedes. É uma experiência sem igual”, afirma, sem esconder a empolgação.
MEDALHA DE OURO
O CEO do FORBES Travel Guide concorda: “Chegar à quinta estrela do FTG equivale a ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada. É algo que só os melhores entre os melhores alcançam depois de anos e anos de trabalho duro. A alta pontuação dos serviços e das instalações [92,46% de aprovação nos critérios avaliados] do Belmond Hotel das Cataratas pode fazer o Brasil brilhar como um dos melhores destinos do mundo”.
POR DENTRO DO BELMOND HOTEL DAS CATARATAS
Inauguração: 1958 (administrado pelo grupo Belmond desde 2007)
Área da propriedade: 15 mil m²
Acomodações: 187, divididas em sete categorias
Instalações: spa, piscina aquecida adulta e infantil, academia, quadra de tênis, sala de estar com lareira, dois restaurantes (Ipê Grill e Itaipu), dois bares (Tarobá e pool bar), dois salões para eventos, estacionamento
Diárias: de R$ 1.079 + taxas a R$ 4.200 + taxas (duas pessoas com café da manhã no Ipê Grill)
Endereço: rodovia BR-469, km 32, Parque Nacional Iguaçu, Foz do Iguaçu (PR)
E TAMBÉM: Belmond Hotel das Cataratas vence prêmio Best of the Best
COMO O FORBES TRAVEL GUIDE FAZ A AVALIAÇÃO
O FORBES Travel Guide teve seu início como Mobil Travel Guide há 60 anos, em 1958, com o primeiro sistema de avaliação “cinco estrelas” nos Estados Unidos. Os guias impressos eram vendidos exclusivamente nos postos de combustível da rede Mobil, como forma de estimular os viajantes a rodar mais – e a gastar mais combustível. Custava US$ 1 e já dava informações e dicas do tipo “onde encontrar um bom restaurante para jantar” na região.
A publicação anual dos resultados e dos relatos de viagem ajuda os viajantes a escolher as melhores experiências de luxo no mundo. Admirado pelo público, o FTG – único sistema independente e global de classificação de hotéis, restaurantes e spas de luxo – também é considerado pela indústria hoteleira como a mais prestigiada realização do setor.
O QUE FAZER PARA SER…
CINCO ESTRELAS
A propriedade deve ser notável ou icônica, com serviço praticamente impecável e instalações surpreendentes.
Deve ser considerado excepcional, com instalações de qualidade e serviço de alto nível.
RECOMENDADO
O estabelecimento é avaliado como excelente, com serviços e instalações consistentemente bons.
Veja, na galeria de fotos abaixo, mais detalhes do Hotel das Cataratas:
Reportagem publicada na edição 57, lançada em março de 2018