Para muita gente, os aeroportos se tornaram uma parte importante do trabalho. Viagens a negócios viraram hábito, tanto que não é mais aceitável desperdiçar tempo enquanto se está em uma delas – é preciso aproveitar ao máximo, trabalhando onde e quando for necessário.
No entanto, às vezes isso é mais fácil de dizer do que de fazer. Aeroportos são movimentados, barulhentos e podem dificultar o trabalho, principalmente se você não estiver usando um lounge exclusivo. É por isso que a PowWowNow conduziu um projeto de pesquisa com o objetivo de descobrir quais, dos 50 aeroportos analisados ao redor do mundo, são os melhores e os piores para quem está sempre em movimento a trabalho.
Ao atribuir uma pontuação de 0 a 10 para cada aeroporto, a empresa levou em consideração os seguintes critérios: wi-fi gratuito e de qualidade, pontualidade dos voos, número de lounges disponíveis, número de visitantes em 2017, satisfação dos passageiros e qualidade do serviço em geral.
No topo da lista está o Aeroporto Internacional de Narita, localizado no Japão. Com 30 lounges e menos movimento, oferece inúmeros espaços para o trabalho remoto, com acesso gratuito ao wi-fi. No Top 10 estão também o Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi e o Aeroporto de Londres-Heathrow, com 44 lounges cada. Nenhum aeroporto norte-americano apareceu entre os melhores.
Por outro lado, existem muitos aeroportos que podem ser evitados se você tem trabalho a fazer. Ao contrário dos 10 melhores, a lista dos 10 piores aeroportos tem uma grande participação dos Estados Unidos, com cinco representantes norte-americanos. O pior aeroporto analisado foi o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, que tem apenas 15 lounges e é o mais movimentado do mundo, com quase 104 milhões de passageiros passando pelos portões em 2017.
Outros aeroportos norte-americanos na lista são o Aeroporto Internacional de Newark, o Aeroporto Internacional O’Hare, o Aeroporto Internacional de Orlando e o Aeroporto Internacional de Denver. Já na Inglaterra, o Aeroporto de Londres Gatwick ficou com a vice-liderança na lista geral dos piores e o 1o lugar no quesito satisfação do cliente.