LEIA MAIS: 10 novos produtos de cabelo para testar agora
Muita coisa mudou de lá para cá – para melhor. O hairstylist acaba de celebrar uma década de seu primeiro salão – um luxuoso espaço de 600 metros quadrados no Jardim Paulistano, bairro nobre de São Paulo. Proença tem, além do aniversário, muitos motivos para comemorar. No primeiro semestre de 2018, tornou-se sócio e diretor criativo de um aplicativo de beleza, o Make You, um tipo de delivery de serviços de cabelo e maquiagem em domicilio. Em maio, assinou uma linha de produtos com a Eudora, do grupo Boticário, com quem já trabalha há seis anos como consultor. Mais recente, em outubro, abriu seu terceiro espaço, no bairro da Vila Nova Conceição, em sociedade com a atriz Flávia Alessandra e três profissionais de destaque de sua equipe: Marília e Nádia Tambasco e Tiago Aprigio.
Seus dois “antigos” salões atendem uma média de 3 mil clientes por mês, com tíquete médio de R$ 1.000. Com o novo endereço da Vila Nova Conceição, a expectativa é chegar a 5 mil clientes mensais. Esses números e sua enorme popularidade fazem com que seu negócio ande em movimento contrário ao do mercado: “De 2016 para 2017 aumentamos nosso faturamento em 15%; do ano passado para cá crescemos 23%”, revela Proença.
TEMPLOS DA BELEZA
Mais do que oferecer cuidados de beleza, todos os ambientes dos três salões que levam seu nome foram projetados para serem agradáveis, com muita luz natural e diversos mimos para as clientes. Na nova unidade, são 500 metros quadrados que abrigam, além da estrutura do salão convencional, um corner da joalheria Jack Vartanian e uma cafeteria. Toda a decoração foi assinada pela Entreposto. Foram investidos R$ 3 milhões no projeto.
VEJA TAMBÉM: 11 produtos de beleza essenciais para começar o ano
Sobre investir em novos modelos de negócios, Proença fala no sistema de franquias: “Já fizemos um estudo para termos franquias espalhadas pelo país. O projeto está pronto, fizemos todos os manuais, mas senti que não era a hora. É muito complicado manter um artigo de luxo voltado a clientes superseletos. Esse trabalho que desenvolvemos é muito tailor made, e ainda acho difícil manter isso estando longe da operação”. Por ora, em termos de novos negócios, ele pretende manter o mesmo modelo de sociedade do business mais novo: aliar-se aos profissionais de destaque de sua equipe e convidar uma cliente amiga e famosa.
FAZENDO A CABEÇA NAS REDES
Sua rotina, que compartilha nas redes sociais, é corrida: “Sou viciado em academia, faço shiatsu, terapia, coaching, aula de francês… Não sinto fome, mas sono para mim é necessário – se não fosse, ficaria acordado a noite inteira inventando assunto. Estou falando com você à 1h da madrugada, e tenho reunião às 8h. Se acontecer [o fechamento do negócio abordado na tal reunião], falo com vocês com exclusividade”, brinca Pro.
Reportagem publicada na edição 63, lançada em novembro de 2018
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr