Osklen recebe selo internacional de excelência sustentável

6 de julho de 2019

No mesmo ano em que completou três décadas, a grife brasileira Osklen tem mais um motivo para comemorar: nesta semana recebeu, durante a semana de Alta Costura de Paris, a premiação GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award), uma certificação de excelência sustentável criada pela ativista Livia Firth, cofundadora da Eco-Age, uma empresa de consultoria de sustentabilidade para marcas. O GCC é uma iniciativa que reconhece produtos e marcas que sigam critérios sociais, éticos e ambientais, e já reconheceu marcas como Stella McCartney, Gucci e Chopard.

LEIA MAIS: Grifes buscam sustentabilidade

A Osklen, primeira brasileira a “ganhar o selo”, teve a sua linha de bolsas feitas de couro de pirarucu certificada. O material foi desenvolvido pela grife em parceria com o Instituto-E, uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento humano sustentável, criada também por Oskar Metsavaht, o fundador e diretor-criativo da grife.

Linha de bolsas premiada é feita de couro de pirarucu

O couro é todo produzido no Brasil e todo seu processo envolve 378 comunidades ribeirinhas localizadas no Acre e no Amazonas. Todo pirarucu utilizado pela marca é oriundo do manejo sustentável e também monitorado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Atualmente cerca de 48% dos acessórios de couro da marca são feitos da espécie – em um passado não muito distante, ele era apenas utilizado para alimentação e tinha toda sua pele descartada.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store