Como as relações humanas podem fortalecer sua startup
Abdo Riani
26 de fevereiro de 2020
GettyImages/ Hinterhaus Productions
A tecnologia ainda não consegue substituir completamente o poder transformador das relações humanas
Lembre-se do último comercial, filme, programa que retrate um empreendedor de sucesso. Você encontra um tema comum? A primeira coisa que vem à mente é alguém embarcando em um avião, apertando as mãos ou assinando papéis. Um amigo me perguntou recentemente: por que proprietários de empresas inteligentes gastariam milhares de dólares para realizar coisas que poderiam ter feito por meio de um telefonema ou e-mail? Porque um bom produto não é suficiente para criar uma startup bem-sucedida.
Pense no seu aplicativo ou ferramenta favorito e no problema que ele resolve. Antes deste produto, como você ou as pessoas resolviam esse problema? O que a tecnologia fez foi cuidar de trabalhos antigos com soluções mais rápidas, baratas e melhores. Do ponto de vista comercial, nada mudou. Um ser humano cria, mantém e alimenta essas soluções disponíveis pela tecnologia. Portanto, os negócios ainda precisam e sempre vão focar nos relacionamentos humanos.
Um dos erros comuns que os empreendedores cometem é assumir que o sucesso da startup está relacionado apenas ao produto, quando a realidade é que um novo produto é como um diploma de faculdade que leva tempo e dinheiro, mas, eventualmente, todo aluno comprometido recebe um. Assim como graduações, bons produtos não garantem sucesso nos negócios. O que mais influencia em sua capacidade de construir uma carreira e negócios bem-sucedidos é a interação e os relacionamentos humanos.
Em startups, isso começa no momento da ideia. Reunir-se com os principais stakeholders, como futuros clientes, potenciais investidores, mentores, parceiros e membros da equipe, é o primeiro passo para fazer negócios da maneira certa.