Musa aproveitou a ocasião para relembrar os momentos marcantes que viveu na publicidade com a pandemia do novo coronavírus. Em um primeiro momento, as empresas foram pegas de surpresa e buscaram entender o que estava acontecendo. Ele enfatizou a necessidade de estar perto dos clientes e lembrou da importância da iniciativa privada e dos meios de comunicação na conscientização sobre a doença: “O consumo de mídias aumentou muito nas primeiras semanas da quarentena.”
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Segundo o CEO da Ogilvy Brasil, as empresas estão passando por um momento de “inovação por necessidade concreta e real de sobrevivência”. A importância de se adaptar para continuar relevante no mercado é algo comum a quase todos os players de diversos setores. Mas ele se mostra otimista com o futuro: “Sairemos dessa com grandes aprendizados”.
Para mostrar como é importante manter o foco em tempos difíceis, Musa relembrou o começo de sua carreira, quando enfrentou muitas dificuldades para entrar em uma agência de publicidade, apesar da experiência em empresas menores. “É preciso manter a proatividade e ir atrás. Saiba que você vai cruzar com pessoas que vão achá-lo ruim. Não existe lugar certo para começar. Comece. Faça!”
Musa usou o exemplo de marcas de sucesso, como o Magazine Luiza, para explicar como deve ser o contato das empresas com o mundo externo. “Essas são empresas que não apenas se comunicam, elas estão prestando um serviço. Tenha o que dizer, faça algo pelas pessoas. Em uma época em que criar vínculos é importante, as pessoas passaram a esperar que as marcas façam certas coisas.”
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A pandemia, segundo ele, alterou as regras do jogo. “Não existe mais um livro com as práticas que dão certo. Temos que jogar tudo fora e descobrir o novo.” Para ele, a chave é olhar para o futuro e dar espaço para a diferença de opiniões dentro de uma empresa. Dali, segundo ele, podem surgir coisas novas e boas.
Em um momento onde as pessoas estão passando por diversos problemas, Musa alerta para a importância das marcas entenderem como se posicionar. “Precisamos ter um olhar muito mais inclusivo e sair da nossa bolha. É preciso praticar o exercício de transitar por outras realidades e entender outras histórias”, disse.
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